O rapper mineiro FBC aterrissa em Brasília para trazer o álbum “Baile” nesta quinta (28 de julho). A apresentação ocorre após os showcases do Favela Talks na Birosca do Conic (Setor de Diversões Sul).
“Showcases são uma oportunidade para que artistas periféricos possam se apresentar a convidados nacionais com alto potencial de contratação de shows.” Conta Guilherme Tavares, um dos idealizadores do Favela Sounds, ao lado de Amanda Bittar. “Apresentados por Natura Musical, os showcases consistem em dez shows, de 20 minutos cada, de artistas e bandas do DF inscritos e selecionados através de formulário. As apresentações acontecem ao longo da noite de quinta (28 de julho), a partir das 19 horas.” Convida.
Ao final das oito apresentações, o rapper mineiro FBC apresenta o show “Baile”, uma visita à música dos anos 1990, influenciada pelo Miami Bass e o Funk. Única atividade paga do Favela Talks, os showcases já tem ingressos à venda ao custo de R$ 20,00 (primeiro lote), na plataforma Shotgun.
“Baile” se desenvolve como o relato da história de “Pagode”, pai de família, morador da favela, trabalhador, que frequenta o Baile da UFFÉ. A história começa quando, na saída do baile, Pagode é surpreendido pela polícia, que o prende acreditando que uma arma encontrada por perto pertence a ele, quando na verdade foi escondida por Paulinho, que dissimula, assiste a cena e nada faz. Livre, meses depois, Pagode retorna ao baile e encontra um antigo amor platônico, Jessica. Os dois conversam, riem e dançam todas as vezes que se encontram, até a noite em que Pagode encontra Jessica fazendo passinho com outra pessoa. Paulinho, o “falador”, vive de pequenos golpes e receptação de cargas, até o fatídico dia em que atrai para favela a operação policial que mata a filha de Jessica.
O álbum retrata a década de 90, quando os raps e melôs evidenciavam o cotidiano dos moradores dos subúrbios, abordando temas como a violência e a criminalização de seus jovens. Nesse momento, o hip hop produzido inicialmente nos Estados Unidos é nacionalizado, ressignificado e disseminado como o Funk Carioca.
O ritmo se inspira no Miami Bass, que não é focado em problemas sociais. O primeiro contato entre esses estilos musicais se deu através dos bailes de música black, soul e funk. Com a multiplicação desses bailes, o Miami Bass foi adotado pelos frequentadores como o estilo musical local.
FBC foi criado nas batalhas de rima de Belo Horizonte. É um artista com 16 anos de vivência no hip hop. Fundou a célebre DV Tribo junto com Djonga, Clara Lima, Coyote Beatz, Hot e Oreia. Dividiu os palcos com Djonga durante as turnês dos discos “Heresia” e “O Menino Que Queria Ser Deus” de 2017 a 2019. No mesmo período alcançou notoriedade nacionalmente com o “Poetas no Topo“, seguido pelo lançamento do seu primeiro álbum de estúdio “S.C.A.“, eleito um dos 5 melhores álbuns brasileiros de 2018 em votação promovida pela Red Bull. Divulgando seu segundo trabalho, Fabricio engajou artistas e marcas a postarem a data de lançamento (15/11) em seus perfis. Produzido em 2019 pelo multi instrumentista Go Dassisti, “PADRIM” alcançou o disco de ouro em 2021.
O Favela Talks é realizado em paralelo ao Favela Sounds e trata-se do primeiro ambiente de mercado voltado para a criatividade periférica no Brasil. Acontece de 26 a 30 de julho no Espaço Cultural Renato Russo com oficinas de iniciação em temas profissionalizantes na criatividade e cultura, talks com agentes criativos de renome nacional, sessões de mentoria e bancas de ideias para negócios criativos nas linguagens do audiovisual, música, games e tecnologia, moda e negócios de impacto social, além de rodadas de negócios e showcases com artistas periféricos do DF, única atividade apresentada na Birosca do Conic. Favela Talks é uma realização da agência Um Nome e tem patrocínio Natura Musical e Sebrae, com o copatrocínio de Budweiser.
Showcases e show do rapper FBC na Birosca do Conic
8 bandas selecionadas para shows de 30 minutos + show do rapper FBC
Data: 28 de julho (quinta) das 19:00 às 03:30
Endereço: Birosca do Conic (Centro Comercial Boulevard – Conic – Setor de Diversões Sul)
Ingressos: R$ 20,00 (primeiro lote)
Vendas online
Classificação indicativa: 18 anos.