As Copas na Filatelia.

Fotos: Jair Xavier. Divulgação.
Fotos: Jair Xavier. Divulgação.
O Museu Nacional dos Correios apresenta a exposição Filabol: As Copas na Filatelia, reunindo duas paixões mundiais, o futebol e a filatelia.

Está aberta ao público a exposição Filabol: As Copas na Filatelia no Museu Nacional dos Correios. O Brasil, uma nação amante da bola, é o único país a participar de todas as Copas. Recebe neste ano 31 seleções em 12 cidades diferentes, fazendo a bola rolar de norte a sul. A mostra apresenta a história desta importante competição esportiva que atrai a atenção do globo a cada quatro anos. A mostra expõe selos do Brasil, Argentina, Alemanha, Uruguai, Itália, Tanzânia, Suiça, Suécia, Inglaterra, Iêmen, Guiné Equatorial, Espanha, México, Argélia, San Marino, França, Coréia do Sul, Japão, Espanha, África do Sul e Mônaco. O espaço lúdico contribui para o entretenimento e oferece ao visitante a oportunidade de jogar uma partida de futebol de botão.

O selo adesivo, a invenção do inglês de Rowland Hill em 1840, revolucionou a história dos correios. O Brasil foi o segundo país no mundo a utilizar os pequenos quadradinhos de papel para franquear cartas, com os chamados Olhos-de-Boi. Em 1866 aparece a inovação de estampar personalidades, começando com D. Pedro II. A partir de 1900, os selos passam a destacar aspectos importantes do Brasil e não há limites para as criações, pequenas doses de cultura e conhecimento ganhando o mundo e diminuindo distâncias.
A filatelia, a arte de colecionar selos, surge com a emissão do primeiro deles na Inglaterra.

A reforma postal e a adoção em vários países desta nova maneira de franquear as correspondências dão um novo impulso aos colecionadores. A variedade de emissões alimenta a atividade, tornando-a um entretenimento muito praticado ao redor do mundo.

O futebol, por sua vez, foi regulamentado como esporte em 1863 na Inglaterra, mesmo que haja registros de um jogo de bola usando os pés em 2600 a.C. na China. A arte da bola desembarcou no Brasil em 1894, com o paulista Charles Miller. Na Paris de 1904, surge a FIFA(Federation International Football Association), com papel fundamental na profissionalização e popularização deste esporte. Mas só em 1930 no Uruguai acontece a primeira Copa do Mundo, competição que reuniu 13 seleções, desde então um fenômeno mundial.
filabol
Serviço: Filabol: As Copas na Filatelia
Local: Museu Nacional dos Correios (Setor Comercial Sul, Quadra 4, Bloco A – Edifício Apolo)
Telefone: (61) 3213-5076
Visitação: Até 3 de agosto
Horário: De terça a sexta, das 10 às 19 horas – Sábados, domingos e feriados, das 12 às 18 horas
Durante a Copa nos dias de jogos do Brasil e em Brasília, das 10 às 12 horas