Relatos de guerra inspiram espetáculo.

Foto: Isabelle Neri. Divulgação.
Foto: Isabelle Neri. Divulgação.

O espetáculo As estrelas cadentes do meu céu são feitas de bombas do inimigo ganha temporada na Caixa Cultural de 6 a 15 de novembro. Inspirado em 12 dramáticos relatos de guerra descritos por crianças e jovens durante conflitos que marcaram a história da humanidade. A montagem é encenada pela companhia paulistana Provisório-Definitivo. A iluminação não convencional, os bonecos cenográficos confeccionados especialmente para a peça e as projeções de cenas de filmes e reportagens de guerra reforçam a linguagem épica do espetáculo.
As estrelas cadentes do meu ceu sao feitas de bombas do inimigo - Paula arruda, Pedro Guilherme, Mariana Leme e Carlos Baldim por Isabelle Neri 5p
Alguns dos relatos que compõem As estrelas cadentes do meu céu são feitas de bombas do inimigo foram extraídos dos livros Diários de Guerra – Vozes Roubadas, de Zlata Filipovic e Melanie Challenger e Diário de Anne Frank e formam uma narrativa fragmentada e não cronológica de histórias ocorridas desde Primeira Guerra Mundial até a mais recente invasão do Iraque, passando pela Guerra do Vietnã, pela Intifada Palestina, pela Segunda Guerra Mundial e pela guerra do tráfico em São Paulo. Para Nelson Baskerville, a narrativa isenta dos jovens é fundamental para a composição do espetáculo. “O olhar puro, sem interferência sobre a guerra, não mascara ideologicamente a verdade do que acontece”. Ao espectador cabe, então, refletir e buscar respostas para as perguntas desses jovens, vítimas dos conflitos de guerra. Para a Cia. Provisório-Definitivo, “a busca do entendimento sem maniqueísmos ou manipulações é um importante instrumento da arte e da educação”.

As estrelas cadentes do meu ceu sao feitas de bombas do inimigo - Paula Arruda e Mariana Leme por Isabelle Neri 2p
Serviço: As estrelas cadentes do meu céu são feitas de bombas do inimigo
Local: Caixa Cultural (SBS, Quadra 04, lotes 3/4)
Dias: 6, 7, 8, 13 (sessão seguida de debate), 14 e 15 de novembro.
Hora: Sextas e sábados às 20 horas, e domingos às 19 horas
Ingressos: R$ 20 e R$ 10 (meia)
Meia-entrada: estudantes, professores, funcionários e correntistas que pagarem com cartão de débito CAIXA, pessoas acima de 60 anos e doadores de 1 kg de alimentos não perecível ou agasalhos.
Capacidade: 406 lugares (8 para cadeirantes)
Bilheteria: De terça a sexta e domingo, das 13h às 21h, e sábado, das 9h às 21h. Contato: (61) 3206-6456
Acesso para pessoas com deficiência
Classificação Indicativa: 14 anos
Informações: (61) 3206-6208.
Duração: 60 min
Gênero: Drama