O grupo Teatro de Mentira encena o espetáculo “Cabeça sem mente” de 11 de abril a 4 de maio, no Teatro do Brasil 21. Raylene, Shirlane, Lisânderson, Robério, Demêncio, Tatienny e Robin tentam montar “Sonho de uma noite de verão” de William Shakespeare na escola.
Ao lidar com as orientações confusas da retrógrada professora, Sra. Zelite Polyssem, os alunos misturam seus conflitos pessoais aos dramas da ficção e se ocupam de amores não correspondidos. Eles postam status do Facebook, onde mudam de intensidade e destino rapidamente. A montagem resgata o enredo da Grécia antiga criado por Shakespeare, em uma alusão ao atual momento do país diante da Copa do Mundo e as várias manifestações e problemas sociais.
A obra original ganhou montagem conectada à tecnologia, redes sociais e atualidades. A trama traz selfies, jovens revolucionários, religiosos reacionários e políticos oportunistas. O nome do espetáculo celebra o humor nonsense de “Sonho de uma noite de verão”, considerada uma típica farsa musical, com quadros dançantes.
O Teatro de Mentira surgiu como projeto de extensão da Universidade de Brasília há três anos. Sob orientação da atriz, diretora e professora Felícia Johansson, o grupo faz sua pesquisa de linguagem dentro do diálogo entre tradição e contemporaneidade no teatro. As influências da companhia vão desde tipos tradicionais como commedia dell’arte e ensinamentos de mestres como Eugênio Barba, Jacques Lecoq e Stanislavski a signos contemporâneos como histórias em quadrinhos, narrativas visuais, cinema, vídeo, propaganda, internet e mídias digitais.
Serviço: Espetáculo “Cabeça em mente”
Data: de 11 de abril a 4 de maio
(Não haverá espetáculo no dia 2 de maio)
Local: Brasil 21 Cultural (Setor Hoteleiro Sul, quadra 06 (ao lado da Torre de TV, em frente à churrascaria Fogo de Chão)
Telefone: (61) 3039- 9296
Horário: sexta e sábado às 21h/ domingo às 20h
Ingressos: R$ 30,00 (inteira)/ R$ 15,00 (meia)
Classificação indicativa: 14 anos