A Casa de Madeira alia boa gastronomia e bem-estar em uma experiência única.

Jardim Botânico.

Fotos: André Zimmerer.

Uma excelente pedida para sair do lugar comum na gastronomia de Brasília é a Casa de Madeira, espaço acolhedor localizado na região do Jardim Botânico de Brasília. A vista para o vale é um espetáculo à parte, que aliada à primaz gastronomia do Chef Rafael Urdanetta, ao clima de serra e a arquitetura aconchegante, tornam a casa uma experiência peculiar.

A ideia surgiu como misto de empório e restaurante em maio de 2016. Um sonho do casal Carolina e Nelson Seade, gaúchos que chegaram em Brasília com vontade de empreender. Entre vinhos, cervejas artesanais, azeites e outros produtos de excelência para levar para casa, surgia a vontade dos clientes de aproveitar mais o tempo no lugar, que inspira horas conversa ou romance. “Eles nos pediam pra degustar um vinho ou um rótulo das cervejas e queriam algo para acompanhar. Começamos com petiscos, mas percebemos o potencial para um bistrô e começamos a fazer uma reengenharia do negócio”, explica Carolina Seade.

Conchiglionni recheado com ratatouille de berinjela. Conchas recheadas com mussarela de búfala, nozes, damasco e berinjela assados em azeite aromático.

A mudança foi concretizada nos primeiros meses deste ano e consolidada agora em junho, com a chegada no novo chef Rafael Urdanetta, que passa a comandar a cozinha e assinar o cardápio que agrada a todos os públicos.

Creme de abóbora com gorgonzola.

De entrada, Picadinho de Mignon na Panhoca ao molho de gorgonzola, misturado em creme de gorgonzola e servidas na panhoca, ao perfume de alecrim ou o Caldo de abóbora com queijo gorgonzola, servido com croutons temperados, iogurte grego, crisp de presunto Serrano e tomates cerejas confortados em azeite de manjericão.

Picadinho de Mignon na Panhoca. Tiras de filé mignon salteadas misturadas em creme de gorgonzola e servidas na panhoca ao perfume de alecrim.

De principal, para os amantes das carnes, o Carré de cordeiro marinado em hortelã, rapidamente grelhado, servido com risoto de peras e creme de gorgonzola, acompanhado de molho de vinho tinto com demi-glace ou o Bombom de alcatra, grelhado ao ponto desejado, acompanhado de batata Suéca recheada com manteiga de ervas, mozarela e parmesão e salada com mim de folhas e tomates cerejas confortados em azeite de manjericão, acompanha um molho a sua escolha a parte.

Dos sabores do mar, destaque para o Filé de Saint Peter ao molho de manteiga com ervas e palmito salteado, purê de batata baroa gratinado e abacaxi caramelado.

Filé de Saint Peter ao molho de manteiga com ervas e palmito salteado, purê de batatas gratinado e abacaxi caramelado.

Opção sem carne mas não menos saborosa, o Conchiglionni recheado com mussarela, e vegetais mediterrâneos, coberto por uva passa, assados em azeite aromático e servido sobre cama de purê dê ratattouille.

E dois clássicos da gastronomia francesa para adoçar os paladares : Pera au Vin (Duo de mini peras, a primeira cozida em calda de vinho tinto e especiarias, e a segunda cozida em vinho branco e aromatizada com maracujá servidas com chantilly e caldas trocadas) e Petit gateau, que na versão do Casa de Madeira é feita a base chocolate meio amargo, com calda de chocolate, coulis de frutas vermelhas e sorvete de creme ou pistache.

Chef Rafael Urdanetta.

Serviço: Casa de Madeira Restaurante e Empório
Funcionamento: De quarta a sexta, das 17 horas à meia noite. Sábados das 11 horas à meia-noite e aos domingos das 11 às 17 horas.
Avenida do Sol Condomínio Quintas do Sol, Q 2, Lote 50 – Jardim Botânico
Reservas: (61) 3547-6001
Aceita todos os cartões.