“Casarão ao Vento” estreia no CCBB.

CasaraoAoVento_cena_IMG_3586_JoaoJulioMello 2
Fotos: Joao Júlio Mello. Divulgação.

O espetáculo “Casarão ao Vento” está em cartaz no CCBB, de 19 de fevereiro a 16 de março, pelo projeto Seleção Brasil em Cena, que selecionou um drama de época do dramaturgo paulista Francisco Alves, vencedor da 6ª edição do projeto na etapa Rio.

O texto escolhido, Casarão ao Vento, foi a primeira peça do autor, que levou anos para ser escrita devido às pesquisas realizadas para descrever uma sociedade brasileira decadente no final do século XIX. No fim dos anos 1880, em um dia de forte tempestade, três irmãs de diferentes idades e personalidades preparam-se para os seus casamentos arranjados pelo pai. Ilhadas no velho casarão, onde habitam no interior do Brasil, se questionam sobre suas vidas, seus futuros maridos e seus destinos.O espetáculo também retrata as questões referentes à luta da mulher dentro da sociedade machista.

O diretor Marco André Nunes, que participa pela primeira vez do Seleção Brasil em Cena, foi escolhido para dirigir o espetáculo com atores iniciantes. Uma das características do projeto, além de fomentar a dramaturgia com novos escritores, é dar visibilidade a atores e atrizes que estão começando a atuar. A cenografia e o figurino do espetáculo é de Marcelo Marques e a iluminação é de Renato Machado. Ambos criaram um ambiente que reproduz um casarão abandonado de uma família decadente.

Apesar de inédito como autor, Francisco Alves tem uma longa experiência com o palco e com teatro profissional. Ele é iluminador da companhia franco-brasileira Dos a Deux. Com o texto escolhido, Francisco também quebra um tabu: em seis edições do Seleção Brasil em Cena, é a primeira vez que o vencedor da etapa Rio não é um carioca.

A peça terá um horário especial durante o carnaval, com sessões somente na quinta (27) e sexta (28) de fevereiro. No sábado (1) e domingo (2) não serão realizadas sessões da peça.

CasaraoAoVento_cena_IMG_4470_JoaoJulioMello-3 (1)

Serviço: Casarão ao Vento
Local: Teatro II do CCBB (Setor de Clubes Sul, Trecho 2, Lote 22)
Data: De 19 de fevereiro a 16 de março / De quinta a domingo, às 19 horas
Sábado e domingo de carnaval (dias 01 e 02 de março) não haverá sessões
Dias 15 e 16 de março haverá sessões extras às 17 horas
Gênero: Drama
Duração: 70 minutos
Entrada: R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia)
Classificação indicativa: 18 anos.