Festival Raízes traz show da banda Eddie neste sábado.

Eddie. Foto: Beto Figueiroa. Divulgação
Eddie. Foto: Beto Figueiroa. Divulgação

O Festival Raízes promove uma imersão nos sons de Pernambuco neste sábado (12 de dezembro) com o show da banda Eddie. Os cinco músicos que reverberam mundo afora o Olinda Original Style vêm a Brasília apresentar seu disco “Morte e Vida”, lançado em maio deste ano. As bandas A Voz Moskada e Maria Sabina & a Pêia também se apresentam na festa.

Misturando blues e samba, surf music e frevo, maracatu, punk e ciranda, a banda Eddie chega ao sétimo disco fazendo um retorno às origens, já que este trabalho é o primeiro a ser inteiramente gravado em Olinda. Ao conhecido caldeirão de influências, os músicos acrescentam uma mistura do frevo-canção com boleros, mas a pegada sonora continua valorizando uma alternância entre a euforia e a melancolia.

Os 26 anos de carreira serão visitados durante o show da banda, uma das mais destacadas do cenário independente nacional. Sucessos dos álbuns anteriores (Sonic Mambo, Olinda Original Style, Metropolitano, Carnaval no Inferno, Veraneio e Coletânea Eddie 25 anos) estarão no setlist.

A Voz Moskada – A banda surgiu entre amigos da faculdade, responsáveis por animar as festas da turma. Desde então, seus integrantes percorrem bares e pubs de Brasília revelando o lado B da Música Popular Brasileira (MPB). Ritmos regionais, pitadas de black music e composições autorais fazem parte do repertório da banda.

Maria Sabina & a Pêia – Composta por Maria Sabina (voz e cavaquinho), Pedro Paulo Cardoso (bateria), Éveri Sirach (percussão, backing vocal e rabeca), Bil (baixo) e Bruno Sodré (guitarra), a banda apresenta um rock regional psicodélico, pincelado por ritmos como baião, brega, forró, samba e maracatu. O nome é uma homenagem a uma sacerdotisa de rituais indígenas mexicanos que promovem viagens astrais e curas espirituais.

Festival Raízes – O projeto surgiu há dez anos, como um espaço para bandas de Brasília e, com a animação do público, expandiu o raio de atuação para a atrações internacionais. “A ideia era difundir as bandas alternativas de música jamaicana do Brasil e do exterior, especialmente as que não têm reconhecimento da indústria fonográfica“, destaca o criador do festival, Pablo Feitosa. The Wailers, The Congos, Dezarie, Max Romeo, Liberdade Plena, Reggae a Semente, Rupestre e tijolada Reggae são algumas bandas a passar pelo festival.

Programação:

23h – Banda A Voz Moskada (DF)
0h30 – Banda Eddie (PE)
2h00 – Maria Sabina & a Pêia (DF)

Serviço: Festival Raízes
Data: 12 de dezembro (sábado) às 22 horas
Local: Arena Futebol Clube
Ingressos: R$ 20,00 (primeiro lote)
Pontos de venda: Zimbrus (305 Sul), Raízes (408 Norte), Açaí Artesanal (311 Norte) e Exodus (Conic, Pátio Brasil, Liberty Mall, Alameda Shopping). Venda online pelo site Bilheteria Digital.
Classificação indicativa: 18 anos. Menores de 18 anos somente acompanhados de pais ou responsáveis.