Geraldo Azevedo faz pocket show em lançamento de trilogia musical.

Geraldo Azevedo. Foto: Luciano Oliveira. Divulgação.
Geraldo Azevedo. Foto: Luciano Oliveira. Divulgação.

O lançamento com a trilogia da série de livros Então, foi assim? Os bastidores da criação musical brasileira, de autoria do radialista e pesquisador Ruy Godinho, acontece na Caixa Cultural na terça (4 de agosto), e vai contar com a presença do autor e tem ainda como convidado especial o cantor e compositor pernambucano Geraldo Azevedo.

Como aconteceu nos lançamentos dos Volumes, separadamente, este também contará com show, desta vez com o letrista e cantor Geraldo Azevedo, seguido por bate-papo mediado por Ruy Godinho. Autor de Táxi Lunar, Dia Branco, Dona da Minha Cabeça, Chorando e Cantando, Canção da Despedida e outras pérolas da música popular, Geraldo Azevedo desvelará seu processo criativo, suas parcerias e ainda contará histórias do surgimento e de criação de algumas de suas obras.

O critério para seleção dos letristas convidados a conterem um pouco de sua trajetória, revelarem seus processos criativos e transportarem o leitor ao momento e às situações na qual surgiram as inspirações para a composição de determinado poema a ser musicado, Ruy Godinho busca autores de composições de relativa projeção diante do público, “se a música é conhecida, o leitor ilustra imediatamente com sua memória auditiva”, revela Ruy.

As gravações das entrevistas, concedidas por compositores novos ou independentes, e que ainda não conseguiram uma projeção ampla junto ao grande público, são utilizadas em programa de rádio com o mesmo nome do livro, Então, foi assim?. O programa é veiculado pela Nacional FM, 96,1 MHz, de Brasília, retransmitido por 258 emissoras em todo o Brasil. Já se somam cerca de 170 programas desde agosto de 2010, que também podem ser ouvidos ou baixados através do site www.abravideo.org.br

Ruy Godinho. Foto: Luiz Clementino.
Ruy Godinho. Foto: Luiz Clementino.

Serviço: Lançamento da trilogia: Então, Foi Assim? – Os Bastidores da Criação Musical Brasileira
Pocket show de Geraldo Azevedo, seguido de bate-papo mediado pelo autor dos livros, Ruy Godinho.
Local: Teatro da Caixa Cultural
Data: 4 de agosto (terça) às 20 horas
Ingressos: R$ 10,00 (meia)
Custo do box com a trilogia: R$ 80,00.