“Federal”, filme de Erik de Castro teve pré estreia concorrida no Cine Brasília, na última quinta (21 de outubro). Estrelado por Selton Mello, Carlos Alberto Ricelli, os brasilienses André Amaro e Similião Aurélio, o americano Michael Madsen e a colombiana Carolina Goméz, o filme tem lançamento nacional nesta sexta, 29 de outubro.
A película mostra a polícia em perseguição a um traficante, em meio a uma população assustada. As locações para as filmagens tem Brasília como pano de fundo. Em seu primeiro filme de ficção, o diretor reafirma que o gênero policial está em alta.
A produção musical é de Phillipe Seabra, vocalista da banda Plebe Rude, que se apresentou no hall do Cine Brasília na noite de lançamento para convidados.
O Acha Brasília conversou com o diretor após a exibição:
Acha – Como foi usar a cidade como pano de fundo para as filmagens?
Erik – “Eu sou nascido e criado em Brasília, criei a estória e o argumento em 1987 e sempre pensei em filmar Brasília em locações, tanto internas quanto externas, como por exemplo, nas entrequadras do Plano Piloto e na Vila Planalto. As internas tem sempre uma relação das janelas, com a cidade como personagem”.
Acha – Como está prevista a participação do filme em festivais?
Erik – “O filme já participou do Festival do Rio e foi convidado para abrir o Festival de Cinema Brasileiro em Los Angeles. Fomos convidados pelo Festival de Cinema de Cartagena, afinal o filme é uma co-produção com a Colômbia, a Carolina Goméz é uma atriz muito respeitada lá. Estamos sendo sondados pelo Festival de Cinema Latino Americano de San Diego. Então o filme já tem uma trajetória. Vamos inscrevê-lo em outros festivais“.