
Com programação gratuita, a Festa das Águas presta homenagens a Iemanjá, rainha do mar e a Oxum, Orixá que reina sobre as águas doces.

O Dia de Iemanjá, comemorado anualmente em 2 de fevereiro, é uma das celebrações populares mais tradicionais de todo o país. Como não poderia ser diferente, em Brasília, a data também é festejada, reunindo a comunidade brasiliense para reverenciar a Rainha do Mar. E como a celebração acontece às margens do Lago Paranoá, a Deusa das Águas Doces também é homenageada no festejo.

Em 2024, a Festa das Águas, que já virou tradição candanga, expande sua programação e, pela primeira vez, acontece em duas datas: 2 e 3 de fevereiro, em meio a uma rica programação cultural na Praça dos Orixás, sagrado território cultural e Patrimônio do Distrito Federal.

A festa é realizada pelo Instituto Rosa dos Ventos de Arte, Cultura e Cidadania e pela Odoyá Produção Cultural e Audiovisual. A realização integra o Circuito Candango de Culturas Populares e conta com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, do Governo do Distrito Federal, do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

Programação:
Sexta – 2 de fevereiro
15h – Cortejo do Coletivo das Yás e Babás do DF e Entorno
15h30 – Audiência Pública – Reconstrução da Praça dos Orixás
16h – Abertura da Feira de Artesanato Tradicional e da Feira de Gastronomia Afro
17h – Toque Sagrado para Iemanjá e Oxum – Umbanda e Candomblé
19h – Afro Rum Black (GO)
20h – Capela Imperial (DF)
22h30 – Encontro de Samba de Roda – Cecy Wenceslau (DF) convida Sambadeiras de Bimba (DF) e Folha Seca (DF)
23h – Mateus Aleluia Filho (BA) e Teresa Lopes (DF)
Intervalos: DJ Pops (DF) + DJ Flávia Aguiar (DF)

Sábado – 3 de fevereiro
16h – Abertura da Feira de Artesanato Tradicional e da Feira de Gastronomia Afro
17h – Plantio para Iemanjá com banho de cheiro – Coletivo das Yás do DF e Entorno
18h – Encontro de Baque Virado – Mestra Martinha do Coco (DF) convida Baque do Encontro (DF), Baque Dandalunda (DF) , Baque do Verde (DF) ̧ Baque Boiadeiro Boi Brilhante (DF).
20h – Orquestra Alada Trovão da Mata (DF)
22h – Encontro de Gerações do Samba – Cris Pereira (DF), Tia Surica (RJ), Karynna Spinelli (PE) e Breno Alves (RJ)
Intervalos: DJ Flávia Aguiar (DF) + DJ Pops (DF)

Festa das Águas 2024 – Homenagem ao Feminino.
2 e 3 de fevereiro (sexta e sábado)
Praça dos Orixás (Setor de Clubes Esportivos Sul Trecho 2)
Entrada franca.