Depois da abertura com uma palestra e exposição do fotógrafo Walter Firmo, o segundo convidado da 3ª edição do projeto “Imagem Sem Fronteiras”, na Galeria Olho de Águia, em Taguatinga, será o fotógrafo de guerra Goran Tomasevic, no dia 26 de agosto, com entrada franca. Nascido em Belgrado, na Sérvia, durante mais de 20 anos, Tomasevic rodou o mundo na cobertura de grandes histórias da humanidade como fotografo da agência Reuters.
O interesse pela fotografia veio ainda na infância vendo fotos dos avós e pais quando mais jovens. Uma lembrança que, de alguma forma, foi importante para Goran na escolha da profissão aos 13 anos quando ganhou uma câmera do pai. Sua primeira experiência de fotografar em zonas de conflito foi em 1991 e 1992 na atual Croácia e Bósnia. As suas imagens de guerras e revoluções estão entre as imagens mais importantes dos conflitos nos Balcãs, Iraque, Afeganistão, Líbia, Síria, Sudão do Sul, Paquistão, Moçambique, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Burundi ou Nigéria. O trabalho de Tomasevic foi reconhecido com muitos prêmios internacionais de prestígio e ele foi nomeado quatro vezes como “Fotógrafo do Ano da Reuters”.
Além da palestra, que será transmitida ao vivo pelo canal do youtube da galeria https://youtube.com/@IvaldoCavalcante , uma exposição com fotos de Goran Tomasevic ficará aberta a visitação durante trinta dias.
“Imagem Sem Fronteiras” – Palestra Goran Tomasevic
Espaço Cultural Galeria Olho de Águia (CNF 01, edifício Praiamar, loja 12, Praça da CNF, Taguatinga Norte)
26 de agosto (sábado) às 19 horas
Informações: @imagemsemfronteiras. Entrada franca.