O Festival Internacional Instrumenta Brasília acontece de 11 a 17 de julho na Praça das Fontes (Parque da Cidade), Funarte e estações de metrô. O festival reúne bandas e coletivos da atualidade, formados por virtuoses instrumentistas, que exploram novas estéticas que aliam contemporaneidade à estilos regionais antigos e populares.
“Este resgate e esta reinvenção de ritmos desencadearam num importante boom para a música instrumental, atraindo um número de fãs e músicos admiradores do gênero cada vez maior”, comenta Henrique Rocha, idealizador, diretor geral e curador do Instrumenta Brasília.
Nos dias 16 e 17 de julho (sábado e domingo), a Praça das Fontes, do Parque da Cidade, e o Complexo Cultural da Funarte irão se transformar em polos de encontro, troca de experiência, vivência musical e de formação profissional. Além das 12 bandas que sobem ao palco da Praça das Fontes, o Instrumenta Brasília traz à Capital Federal representantes de selos e de festivais, bookers e produtores para dois seminários sobre o mercado da música instrumental no mundo; uma feira de venda e de exposição de produtos musicais que servirá, inclusive, como espaço de convivência e de negócios; e duas oficinas avançadas de lapidação instrumenta, que irão acontecer na Funarte Brasília. Todas as ações do Festival têm entrada franca e as inscrições para as oficinas e seminários podem ser feitas no site instrumentabrasilia.com.br.
Dentre as atrações musicais que se apresentam nesta primeira edição do Instrumenta Brasília estão Orlando Julius, nigeriano, radicado em Chicago, e um dos precursores do Afrobeat, ao lado de Fela Kuti; e a orquestra nova iorquina de Afrobeat dos Antibalas. Ambos se apresentam em Brasília pela primeira vez, nos dias 16 e 17, respectivamente. Outras presenças que também merecem destaque nesta edição são Bixiga 70 e Abayomy Afrobeat Orquestra, que têm sólidas carreiras nacional e internacional. O Bixiga 70 abre o show do Orlando e depois será a banda base do músico, já a Abayomy aquece a Praça para a performance dos Antibalas.
A programação de shows do sábado, que tem início às 20h, conta ainda com os brasilienses Esdras Nogueira Quarteto, Muntchako, às 21h10, Ted Falcon e Gypsy Jazz Club, às 22h22, e dos mineiros da Iconili, às 23h30. Bixiga 70 sobe ao palco à 0h50 e Orlando Julius às 2h. No domingo, a programação abre com Júnior Ferreira e Victor Angeleas, às 17h, Tiago Tunes, às 18h10, Satanique Samba Trio, às 19h20, Passo Largo, às 20h30. O Show do Abayomy Afrobeat Orquestra está marcado para começar às 21h50 e dos Antibalas às 23h10.
Os seminários sobre o Mercado da Música Instrumental serão ministrados por profissionais de diferentes segmentos do mercado musical no Brasil e no mundo. Bookers e produtores apresentarão casos de sucesso de comercialização de produtos, networking e imagem, divulgação e agenciamento de artistas. Pela manhã, das 10h às 12h30: Heikki Eiden, da Alemã Eiden Music Agency, profissional responsável pela agenda internacional de Orlando Julius (NIG), Systema Solar (COL), Bixiga 70 (BRA), Tulipa Ruiz (BRA), dentre outros; Maurício Bussab, sócio-fundador da Tratore, a maior distribuidora de música independente do Brasil; e Tiago Pezão, do coletivo brasiliense Criolina. À tarde, das 14h às 16h30: Heikki Eiden; Leandro Ribeiro, gerente de projetos da BM&A, empresa que se firmou por adaptar o mercado brasileiro da música para as novas realidades internacionais; e Miguel Galvão, idealizador e produtor do PicniK.
Duas modalidades de oficinas serão oferecidas gratuitamente a músicos já atuantes e em nível intermediário ou avançado. Os encontros de lapidação instrumental acontecem das 14h às 17h, no sábado e no domingo, para 20 alunos cada. Serão contempladas duas modalidades – Percussão, com George Lacerda, e Sopro, com Ademir Junior. George é músico profissional há 15 anos, e inaugurou, em 2013, o Curso de Percussão Popular da Escola de Música de Brasília. Ademir Junior é destaque na música instrumental brasileira e reconhecido como mestre na improvisação. Ademir toca profissionalmente há 29 anos e está entre os melhores saxofonistas de jazz da atualidade.
Como forma de incentivar e popularizar ainda mais a música instrumental, o Instrumenta Brasília realiza, em estações do Metrô de cinco Regiões Administrativas do DF, o projeto Circuito de Duos. A programação, que tem curadoria do músico americano, radicado em Brasília, Ted Falcon, propõe a apresentação de diferentes vertentes e de grandes clássicos da MPB, tocados por grandes instrumentistas de Brasília e de outras cidades brasileiras, em versão instrumental, assim como composições de autoria dos convidados. Participam desta ação 10 duos. Serão duas apresentações por estação, nos horários das 17h e das 18h. Programação completa em instrumentabrasilia.com.br/programacao
Serviço: Festival Instrumenta Brasília – Festival Internacional de Música Instrumental
Dias, locais e horários:
De 11 a 15/07, sempre às 18h e às 19h
Segunda | Estação Águas Claras
Terça | Estação Ceilândia
Quarta | Estação Praça do Relógio Taguatinga
Quinta | Estação Samambaia
Sexta | Estação Rodoviária Plano Piloto
Dias 16 e 17, sábado e domingo.
Praça das Fontes, do Parque da CidadeProgramação:
Sábado, 16 de julho:
20h – Esdras Quarteto (DF)
21h10 – Muntchako (DF)
22h20 – Ted Falcon e Gipsy Jazz Club (DF)
23h30 – Iconili (BH)
0h50 – Bixiga 70 (SP)
2h – Orlando Julius (NIG)
Domingo, 17 de julho:
17h – Júnior Ferreira e Victor Angeleas (DF)
18h10 – Tiago Tunes (DF)
19h20 – Satanique Samba Trio (DF)
20h30 – Passo Largo (DF)
21h50 – Abayomy Afrobeat Orquestra (RJ)
23h10 – Antibalas (EUA)
Entrada franca
Não será permitida a entrada com objetos cortantes, pontiagudos ou que possam colocar o público em risco
Classificação indicativa: Livre
Informações: http://instrumentabrasilia.com.br/