Impulsionados pela irmandade entre os povos do Brasil e da Venezuela, a Embaixada da Venezuela promove, no próximo dia 24 de julho, sábado, às 21 horas, show beneficente com Ismael Querales em prol às vítimas das enchentes em Alagoas e Pernambuco.
A doação de 1 kg de alimento não perecível, exceto sal, ou uma lata de leite em pó valerá um ingresso. Os alimentos arrecadados serão destinados aos estados através da Defesa Civil.
“A apresentação de Ismael Quereles é nosso agradecimento a todos os brasilienses que aderirem à ação“, afirma Amarú Araújo Villegas, adido cultural da Venezuela.
Em recente show de Lia de Itamaracá, realizado em 9 de julho, foram arredados 54 kg de alimentos e 109 peças de roupas destinados moradores das áreas afetadas pelas enchentes em Alagoas e Pernambuco.
A apresentação marca ainda o início das comemorações pelos 200 anos de independência da Venezuela, a serem completados em 5 de julho de 2011. A celebração começou em 19 de abril deste ano, bicentenário da primeira mobilização popular que culminou na libertação da Venezuela do Império Espanhol.
O músico, cantor e compositor venezuelano, Ismael Querales, nasceu na cidade de Caracas em 1953 e é um destacado intérprete da bandola llanera – instrumento semelhante a vilão com quatro cordas. Fundador e integrante do grupo de música venezuelana Un Solo Pueblo, com mais de 30 anos percorrendo Venezuela e o mundo, divulgando sua música tradicional.
Pesquisador sobre a bandola, Quereles vem explorando suas possibilidades e recursos para estabelecer novos parâmetros conceituais que contribuam para o avanço e desenvolvimento da música venezuelana.
É membro da Fundação Nacional para o Desenvolvimento da Cultura Tradicional (Fundatradiciones), e, também, criador de dois instrumentos musicais, como a quintola llanera e a quintola oriental, acrescentando mais uma corda e uma afinação particular.
O músico venezuelano já participou de inúmeros festivais a nível nacional e internacional (Alemanha, Argentina, Áustria, Bélgica, Bolívia, Colômbia, Cuba, Espanha, Estados Unidos, Guiana Francesa, Holanda, Inglaterra, Itália, México, Nicarágua, Porto Rico, República Dominicana e Suíça). Como solista e instrumentista já gravou mais de trinta discos e tem trabalhado como instrutor de execução de bandola, maracas e canto tradicional na Fundación Bigott e na Escuela Popular de Arte Otilio Galíndez.
Seu repertório atual apresenta uma variedade de ritmos nativos venezuelanos: de origem africana como a gaita de tambora e sangueo; de origem indígena, como o toque de carrizos; de ascendência ibérica, como a jota dos estados orientais e as décimas dos estados Falcón e Yaracuy; e de origem mestiço, como o joropo (dança nacional da Venezuela), com suas variantes regionais como o joropo llanero, onde predomina a bandola, e os golpes do estado Lara. Além disso, Ismael inclui as cantigas de origem religiosa na região dos Andes, as cantigas de trabalho das planícies e ritmos urbanos como o merengue caraqueño.
Serviço: Ismael Quereles – Show beneficente em prol das vítimas de enchentes em Alagoas e Pernambuco, promovido pela Embaixada da Venezuela.
Local: Teatro Oi Brasília (Brasília Alvorada Hotel – SHTN Trecho 1, Conj. 1B, Bloco C)
Data: 24 de julho (sábado)
Horário: 21 horas.
Entrada: 1 kg de alimento exceto sal, ou uma lata de leite em pó.