Banda Judas no Clube do Choro.

Foto: Maíra Mendes Galvão. Divulgação.
Foto: Maíra Mendes Galvão. Divulgação.

O Clube do Choro recebe a banda Judas nesta terça (9 de julho) a partir de 21 horas. O som funde música caipira, blues e contos de fadas, em uma viagem que percorre o som e a poesia de Tião Carreiro, Milton Nascimento, Jards Macalé, Raul Seixas, Johnny Cash, Nick Cave, Leonard Cohen. E, ainda, bandas como Arcade Fire e movimentos revolucionários da Música Popular Brasileira, como, por exemplo, o mineiro Clube da Esquina.

O resultado disso é um novo estilo, batizado pela banda como “Hard Roça”. Inspirações que, segundo o bardo Adalberto Rabelo, compositor e “homem de frente” do grupo, também guia-se por outros embasamentos. Um deles, ele ilustra, é o da transição do Bob Dylan folk para o Dylan elétrico, nos anos 60, que na época estremeu o conservadorismo do gênero e valeu ao músico americano a alcunha de Judas naquele momento.

“O Dylan foi chamado de Judas por levar a música folk “pra frente” por aquela galera que se julgava guardiã daquilo, ficava com aquelas questões de manutenção da pureza do gênero, se achava o porta-voz daquela história toda, sem perceber que estava engessando o gênero e tornando aquilo uma coisa de museu. O Dylan, ao eletrificar a parada e escrever aquelas letras complexas e modernas, manteve o folk como uma forma musical atual, cheia de dialética e contradição – enquanto os puristas hoje soam obsoletos. Ou seja, ele fez mais pelo folk do que eles, em última instância.”, teoriza.

Liricamente, as principais influências do Judas calcam-se em Jorge Luis Borges, Gabriel Garcia Marquez, Guimarães Rosa, João Cabral de Melo Neto, Carlos Pena Filho, Adonias Filho, José Agrippino de Paula, Bernardo Vilhena, Leminski, Nick Cave, Wally Salomão, Fernando Pessoa, Juan Rulfo. Confira o line-up:

O Judas é formado por Adalberto Rabelo Filho (voz e violão), Hélio Miranda (bateria), Fábio Miranda (voz e viola caipira), Paula Zimbres (baixo e voz) e Kadu Abecassis (produção e guitarra)

Serviço: Judas no Clube do Choro

Data: 9 de julho (terça) a partir das 21 horas.

Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$20,00 (inteira)

Local: Clube do Choro de Brasília (Entre a Torre de TV, o Centro de Convenções e o Planetário) 

Funcionamento da bilheteria: 2ª a 6ª feira: 10:00 às 22:00 horas.

Sábado a partir de 19:00 as 21:30 horas

www.clubedochoro.com.br

Informações: 3224-0599.

Não recomendado para menores de 14 anos

Para ouvir Judas: www.myspace.com/ojudas

www.facebook.com/bandajudas