Lendas e histórias do povo cigano ganham o palco do CCBB.

De 3 de setembro a 2 de outubro.

Fotos: Thiago Sabino. Divulgação.
Fotos: Thiago Sabino. Divulgação.

O espetáculo Kalo – Filhos do Vento entra em cartaz no CCBB de 3 de setembro a 2 de outubro, sempre aos sábados e domingos, às 19 horas. A montagem da Cia Os Buriti Teatro de Dança é baseada no texto de Maurice Durozier e celebra a riqueza cultural dos ciganos trazendo lendas e histórias tradicionais deste grupo de andarilhos.

A temporada ainda prevê três apresentações com intérprete de libras, nos dias 17, 18 e 25 de setembro, garantindo maior acessibilidade ao projeto.

O espetáculo, para todas as idades, apresenta a jornada de Suki, uma cigana contadora de histórias que quer salvar a memória de seu povo. Baxt, a sorte do povo cigano, é um fantasma que a acompanha. Eles viajam juntos e transitam no tempo e espaço entre dois mundos: o real e o imaginário.

“O texto foi realmente um presente que ganhamos do Maurice, um dos mais antigos atores do Theatre du Soleil (França), quando ele esteve em Brasília”, conta Naira Carneiro, atriz e uma das diretoras de Kalo. A encenação dialoga com as linguagens da dança,do teatro,e conta com música original ao vivo -assinada por Daniel Pitanga, Jorge Brasil e André Togni – que utiliza elementos da cultura cigana brasileira e de outras partes do mundo.

Em parceria com Soledad Garcia e Thiago Bresani, da Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas, Os Buriti trouxeram também o teatro de sombras como elemento importante na encenação. Exatamente como Maurice, que originalmente montou o espetáculo com a sua família, esta montagem conta com interpretação e direção de mãe e filha – Eliana Carneiro e Naira Carneiro – parceiras há 20 anos.

O projeto Kalo – Filhos do Vento inclui ainda a realização de duas oficinas gratuitas: O Corpo Expressivo, ministrado pela Cia Os Buriti, e Teatro de Sombras, ministrado pela Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas.

A Cia Os Buriti – Teatro de Dança foi criada em 1995 e se dedica a montar espetáculos para todas as idades fundindo diferentes linguagens artísticas. Fundada por Eliana Carneiro, a companhia é composta por sua filha Naira Carneiro e pelos músicos Jorge Brasil, André Togni, Daniel Pitanga, Marília Carvalho, Diogo Vanelli e Carlos Frazão. A Cia Os Buriti já montou 10 espetáculos autorais e também realiza projetos e pesquisas em arte educação. Sediada em Brasília, a Companhia já se apresentou por diversas cidades brasileiras e também no exterior (Portugal, Espanha, Alemanha e Índia), participando de festivais e encontros de teatro, dança e música.

A tônica do trabalho da Cia Os Buriti é o gesto e o movimento. O intuito é despertar a imaginação de crianças e adultos por meio de histórias autorais baseadas na tradição popular de diferentes culturas. Os espetáculos unem a força da cadência narrativa a uma fisicalidade que rompe barreiras entre o teatro e a dança. A Cia tem a característica de pesquisar e de criar trilhas sonoras originais que são executadas ao vivo. Outra singularidade do grupo é a presença de mãe e filha em cena numa profunda sintonia gestual e vocal.

kalo foto thiago sabino 2
Serviço: Kalo – Filhos do Vento – Companhia Os Buriti
Data: De 3 de setembro a 2 de outubro (sábados e domingos) sempre às 19 horas
Local: Praça do CCBB
Ingressos disponíveis para retirada 2 horas antes do espetáculo
Acesso livre
Duração: 60 minutos
Classificação indicativa: Livre

OFICINAS
O Corpo Expressivo – ministrado pela Cia Os Buriti
Data: 24 e 25 de setembro, das 9 às 13 horas
Duração: 8 horas-aula
Local: Teatro II do CCBB

Teatro de Sombras – ministrado pela Cia Lumiato Teatro de Formas Animadas
Data: 24 e 25 de setembro, das 14 às 18 horas
Duração: 8 horas-aula
Local: Teatro II do CCBB

Inscrições gratuitas pelo email : oficinaskalo@gmail.com