Merengue Sinfônico une a Orquestra Sinfônica e o quinteto de Ramon Orlando Valoy.

26 de fevereiro.

Divulgação.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro apresenta nesta terça (26 de fevereiro) no Cine Brasília o concerto Merengue Sinfônico, com a participação do quinteto de Ramon Orlando Valoy, da República Dominicana.

O maestro Cláudio Cohen, regente da Sinfônica, explica que a participação dos músicos caribenhos garante a autenticidade do merengue, ritmo com suingue próprio, primo do samba e próximo da salsa, que deve agradar o público da capital federal. “O desafio de adaptar o popular ao clássico é o de traduzir entre linguagens distintas”, explica o maestro. “Na orquestra, temos a riqueza dada por sopros, madeira, metais, cordas e percussão, além da qualidade dos instrumentistas. Mas isso precisa ser feito sem que a música de outra cultura perca sua alma”.

A experiência não é nova para Cohen, que já conduziu a orquestra em clássicos do samba, executou recentemente sucessos do cinema e prepara uma rock-sinfonia. “O merengue dialoga muito bem com esse clima de pré-carnaval e vai levar todo mundo a entrar no clima”, acrescenta o regente.

O pianista Valoy é intérprete, compositor e divulgador internacional do merengue, gênero que fincou pé em seu país na primeira metade do século 19, tornando-se a música nacional dominicana depois de vencer a resistência de elites locais, numa trajetória similar a do samba no Brasil. Valoy assina os arranjos musicais que a orquestra vai apresentar.

Concerto Merengue Sinfônico
Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro
26 de fevereiro (terça) às 20 horas
Cine Brasília (EQS 106/107 – Asa Sul)
Entrada franca
Entrada por ordem de chegada, sujeita à lotação. Portões serão abertos às 19:15
Informações: (61) 3325-6171.