O projeto Museu In Concert traz doze apresentações musicais ao Museu dos Correios, de 4 a 20 de dezembro, com entrada franca. São musicais que irão do clássico ao moderno, do erudito ao popular e em várias formações diferentes. O público terá acesso à música de alta performance com alguns dos melhores músicos de Brasília selecionados pelos idealizadores do projeto – o maestro Daniel Souto de Moraes e a maestrina Simone Rezende Moraes – com produção musical da Soncietá.
Para já entrar no clima de fim de semana, a animação começará no horário do almoço. No dia 4 de dezembro (sexta-feira), às 12h30, “Não Deixe o Samba Morrer” abrirá a programação e apresentará um repertório com diversos sambas de compositores consagrados da música popular brasileira. As canções ressaltam a carga emotiva das letras, com sua alegria contagiante, valorizando a sonoridade rítmica e poética do samba, sendo música para ouvir, cantar e sambar no pé.
Se a ideia é curtir um happy hour depois do trabalho, a partir das 19h do mesmo dia as delicadas sonoridades da flauta, com Luciana Morato, e da harpa, com Cristina Carvalho, irão se unir a este projeto especial em homenagem ao grande compositor das Américas, Heitor Villa-Lobos. O “Dolce Duo” apresentará uma seleção de clássicos da música popular brasileira.
“Mundo Mágico da Disney” é um programa imperdível para a família. No dia 5 de dezembro (sábado), às 16h, as mais famosas composições dos desenhos da Disney World tomarão conta do Museu dos Correios. Entre as músicas apresentadas, When You Wish Upon a Star (Pinochio), A Whole New World (Aladim), Let It Go (Frozen).
“Ópera Show” é a opção do domingo, 6 de dezembro. A partir das 16h, cantores e orquestra trarão à memória do público brasiliense canções que se tornaram conhecidas mundialmente, tais como Nessun Dorma (da Ópera Turandot, de Puccini), Hanabera (da Ópera Carmen, de Bizet), entre outras.
Na segunda semana de “Museu In Concert”, o grupo “O Valor do Forró” levará a alegria do forró e seu ritmo único em um repertório de clássicos do estilo musical, no dia 11 de dezembro. A apresentação começa às 12h30. Mais tarde, às 19h, “Sem Fronteiras” traz Victor Angeleas, no bandolim, e Junior Ferreira, no comando do acordeon. A dupla promete
um repertório cuidadosamente selecionado para a junção dos dois instrumentos: composições de autoria própria e clássicos da MPB, além da música internacional, como o Libertango, de Piazzolla.
No sábado (12 de dezembro), “Trilha Sonora de Filmes”. Um grupo formado por metais (trompetes, trompa, trombones) e percussão interpretará, a partir das 16h, grandes clássicos do cinema, com exibição de trechos dos seus respectivos filmes durante a performance musical dos instrumentistas.
Já no domingo (13), às 16h, “Cellos Brasil” – grupo constituído por quatro violoncelos – apresentará um repertório bastante variado, com músicas desde o período barroco e clássico, até canções modernas e trilhas sonoras.
Para marcar o terceiro e último fim de semana de projeto, o horário do almoço da sexta-feira (18/12) será embalado pelos “Clássicos do Chorinho”, estilo musical consagrado por nomes como Pixinguinha, Anacleto de Medeiros, Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth e Callado. No comando, o Grupo Sai Da Frente. Às 19h, será a vez do “Coral Cantus Firmus”, um dos coros mais premiados do Brasil. Ele apresentará o projeto “Deo Gracias”, um pout-pourri de peças natalinas famosas no país e no mundo.
O clima de Natal também marcará as apresentações de sábado e domingo. No dia 19 de dezembro, às 16h, o público será presenteado com uma apresentação que vai de composições contemporâneas passando pelas sacras e seculares. Noite Feliz, Holy Night, Ave Maria, de Schubert, e Aleluia, de Handel, entre outras, serão interpretadas por coro e orquestra. Com o Coral Soncietà e orquestra sob regência de Isabela Skeff.
E para fechar o “Museu In Concert” com chave de ouro, às 16h “Vozes Angelicais” apresentará repertório com música de vários períodos da história e, também, músicas populares brasileiras ainda sob a batuta da maestrina Isabela Sekeff. O coral integra o projeto “Cantus Firmus Infanto Juvenil”, trabalho voltado para performance musical de crianças e adolescentes. Todas as apresentações ocorrerão no hall de entrada do Museu dos Correios.
Programação:
Apresentação do grupo
Primeira Semana:
1. Não Deixe o Samba Morrer – 04.12.2015 (Sexta-Feira) – 12h30m – Hall
(música popular brasileira)
2. Dolce Duo – 04.12.2015 (Sexta-Feira) – 19h – Auditório
(música clássica e popular brasileira)
3. Mundo Mágico da Disney – 05.12.2015 (Sábado) – 16h – Hall
(música contemporânea e diversa)
4. Ópera Show – 06.12.2015 (Domingo) – 16h – Hall
(música clássica)
Segunda Semana:
5. O Valor do Forró – 11.12.2015 (Sexta-Feira) – 12h30m – Hall
(música popular brasileira)
6. Sem Fronteiras – 11.12.2015 (Sexta-Feira) – 19h – Auditório
(música contemporânea e diversa)
7. Trilha Sonora de Filmes – 12.12.2015 (Sábado) – 16h – Hall
(música contemporânea e diversa)
8. Cellos Brasil – 13.12.2015 (Domingo) – 16h – Hall
(música contemporânea e diversa)
Terceira Semana:
9. Clássicos do Chorinho – 18.12.2015 (Sexta-Feira) – 12h30m – Hall
(música popular brasileira)
10. Deo Gracias – 18.12.2015 (Sexta-Feira) – 19h – Hall
11. Especial de Natal – 19.12.2015 (Sábado) – 16h – Hall
(música contemporânea e diversa)
12. Vozes Angelicais – 20.12.2015 (Domingo) – 16h – Hall
(música contemporânea e diversa)
Serviço: Museu In Concert
Data: De 4 a 20 de dezembro, sempre às sextas, sábados e domingos.
Horários: 12:30 e 19:00 (sexta), 16:00 (sábado e domingo)
Local: Hall de entrada do Edifício Museu Nacional dos Correios
Endereço: Setor Comercial Sul, quadra 4, bloco A, nº 256.
Entrada franca
Classificação indicativa: Livre.