No mês de março, o Programa Educativo Caixa Gente Arteira da Caixa Cultural oferece, para crianças a partir de 3 anos e adolescentes, uma oficina de capoeira. Além de desenvolver a coordenação motora, a roda de capoeira é um dos bens imateriais registrado como Patrimônio Imaterial Brasileiro. Atualmente está em cartaz, no espaço cultural, a exposição Patrimônio Imaterial Brasileiro – A celebração viva da cultura dos povos, que apresenta os bens culturais catalogados pelo Iphan.
Prática cultural afro-brasileira que une luta, dança, esporte e arte, a capoeira é um saber transmitido por gerações, de mestres formados na tradição da capoeira a todos os praticantes, mesmo os pequeninos. Na oficina, as crianças terão contato com a roda e poderão experimentar algumas técnicas básicas. A intenção é que elas entendam o conceito e a origem dessa arte, declarada patrimônio imaterial da humanidade pela Unesco em 2014.
Após uma visita à exposição que está em cartaz na Galeria Principal da Caixa Cultural Brasília, as crianças e adolescentes serão apresentados ao berimbau, elemento indispensável na roda de capoeira. Em seguida, serão introduzidas aos movimentos de pernas e gingados, experimentando e brincando.
As oficinas de 30 minutos ocorrem de terça a sexta, em quatro horários (9h, 10h, 14h e 15h) para grupos agendados e aos sábados e domingos, às 16h e 17h, para o público em geral, sem necessidade de inscrição prévia. O agendamento de grupos deve ser feito pelo e-mail supervisao.df@gentearteira.com .
Serviço: Oficinas infanto-juvenis do Programa Educativo Caixa Gente Arteira – Roda de capoeira
Local: Caixa Cultural Brasília (SBS Quadra 4 Lotes 3/4)
Dias: De terça a sexta, às 9h, 10h, 14h e 15h (para grupos agendados); sábado e domingo, às 16h e 17h (abertas ao público)
Duração: 30 minutos
Vagas: 45 vagas (entrada franca, participação por ordem de chegada)
Agendamentos: pelo e-mail supervisao.df@gentearteira.com