‘Puxadinho’ ganha conversa com o artista e lançamento de catálogo.

Fotos: Rodrigo Rosa. Divulgação.
Fotos: Rodrigo Rosa. Divulgação.

A instalação Puxadinho, de Rodrigo Rosa, em exibição na marquise do Complexo Cultural da Funarte Brasília, ganha bate-papo com o artista, às 16 horas, e lançamento de catálogo no dia 24 de novembro (domingo), às 17 horas, respectivamente, com acesso livre, na Funarte Brasília.

Na conversa com o artista, Rodrigo Rosa vai abordar a relação da obra com a arquitetura, as pessoas e a capital modernista, além de relatar as experiências de montagem da obra site specific e contar com depoimentos do público.

O título reproduz a conhecida expressão popular “puxadinho” – criação ou ampliação de espaços arquitetônicos em construções já existentes. “O nome surgiu a partir da proposta de criar uma intervenção na arquitetura da marquise da Funarte, através de uma grande estrutura cúbica, a ser anexada na obra do Oscar Niemeyer” – conta Rodrigo. O projeto foi contemplado com o Prêmio Funarte de Arte Contemporânea 2013 – Atos Visuais Funarte Brasília – Galeria e Marquise. A visitação é gratuita.

Puxadinho 2 Foto Rodrigo Rosa

O Puxadinho ultrapassa a escala da marquise, de forma a permitir a sua visualização por quem percorrer o Eixo Monumental. “No entanto, ele foi projetado como um recinto para ser fruído presencialmente, com aberturas que intermedeiam a sua relação com o entorno e que permitem que seja penetrado, ‘habitado’ e transpassado através do corpo e do olhar. Espero que a obra ajude a intensificar as nossas relações de uso com Complexo Cultural Funarte e que contribua para fixar sua vocação para ser um lugar da experiência poética, do encontro e dos acontecimentos.” Convida Rodrigo Rosa.

A ideia central do trabalho é proporcionar uma relação transformadora com a arte, as estruturas arquitetônicas e o espaço urbano, alcançando não somente quem vai ver a instalação, mas também transeuntes e usuários da marquise e adjacências. Rodrigo Rosa diz que concebeu a obra para que ela ative a percepção das pessoas, quanto à natureza da experiência delas com a arquitetura e com a cidade. O objetivo principal é “influenciar a dinâmica sociocultural do Complexo Cultural da Funarte”, numa pesquisa cujo foco é o debate sobre a relação entre arte e espaço.

Sobre a relação com os tradicionais “puxadinhos”, Rodrigo esclarece: “A referência às expansões de ordem prática dos recintos de habitação ou de vivência, que caracterizam os puxadinhos domésticos e comerciais, devem ser devidamente contextualizadas, pois a obra não é uma apologia a estas práticas – pois, quando eles são realizados no espaço público e com finalidades de uso privado e para a obtenção de lucro, ocorre um processo de descaracterização do próprio conceito de cidade e de prejuízo para a sociedade (entendido como o espaço da coletividade).

Puxadinho 5 Foto Rodrigo Rosa

O ‘Puxadinho’ é uma forma de contribuir para o aprofundamento das nossas percepções sobre as especificidades de Brasília, pois o legado moderno da cidade a dotou de uma ampla área verde. Tudo aqui é tão amplo que não sabemos o que fazer com este espaço”, completa o artista. Para ele, com as exposições e eventos culturais nas áreas públicas, a cidade ganha outro sentido e é reinventada, “agora de dentro para fora, a partir dos usos que os seus habitantes fazem dela”.

Na pesquisa, o artista investiga a natureza da experiência das pessoas com o espaço e com o tempo e, também, as relações da obra de arte com o lugar onde é exposta. “O recorte proposto tem como objetivo mapear os aspectos relevantes para o desenvolvimento de um estudo sobre as relações da linguagem artística com a especificidade do ‘lugar moderno’, que caracteriza a paisagem física e cultural de Brasília”. O foco do estudo é o debate sobre a relação entre arte e espaço, procurandodinamizar as experiências com a arte, para o desenvolvimento de uma poética visual que se caracterize por uma experiência diferenciada com o local ocupado pela obra – e que implique numa nova relação entre esse lugar e a manifestação de arte que ele abriga.

Puxadinho Foto Rodrigo Rosa

Serviço: Conversa com artista às 16 horas

Lançamento do catálogo da instalação Puxadinho, de Rodrigo Rosa, às 17 horas

Data: 24 de novembro (domingo)
Local: Marquise do Complexo Cultural Funarte
Acesso Livre

Visitação: Até 24 de novembro de 2013
Horário: 9h às 21h (de segunda-feira a domingo)
Local: Marquise do Complexo Cultural Funarte Brasília
Endereço: Eixo Monumental, Setor de Divulgação Cultural (entre a Torre de TV e o Centro de Convenções – Brasília – DF)
Informações: (61) 3322-2076 e 3322-2029.