O espetáculo Quando o coração transborda tem temporada no Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul) nos dias 12, 13, 19 e 20 de janeiro. Trata-se do resultado de um processo de questionamentos iniciado em 2012, quando a atriz Maíra Oliveira começou a lançar um novo olhar sobre o trabalho da trupe, criada por seu pai 37 anos atrás.
Maíra percebeu como sua relação com seu pai e mestre influenciava seu fazer artístico e o trabalho do Esquadrão da Vida. E decidiu que era preciso lançar um novo olhar para o futuro, sem perder os aprendizados do passado. Reverenciar a história, sem deixar de mirar a invenção do novo.
Foi então, repassando a história de sua relação com a arte, com o teatro e com seu pai e mestre, Ary Pára-Raios, que nasceu o roteiro de Quando o coração transborda. Na montagem, questões que envolvem a labuta diária do fazer teatral são expostas através das relações de atriz e mestre e de pai e filha, abrilhantando o olhar sobre o teatro e sua importância, bem como contribuindo para a discussão sobre o próprio fazer artístico e sua relevância para o momento atual.
O trabalho partiu da investigação de textos, memórias, cartas, músicas, poemas e imagens que fazem parte da trajetória do Esquadrão da Vida, da atriz e de seu pai. Em cena, um emaranhado de histórias e depoimentos que, juntos, compõem uma análise poética sobre a escolha profissional como artista.
É uma peça intimista, criada para ser representada em pequenos teatros, com músicas executadas pela própria atriz. Maíra Oliveira toca viola caipira e violão e canta em cena, num grande encontro informal com a plateia. Lembrando sua história no teatro, as apresentações com o Esquadrão da Vida e com seu pai, as dificuldades vividas para chegar até este momento, Maíra deixa seu coração transbordar. Em cena.
Quando o coração transborda
12 de janeiro (sábado) às 20 horas
13 de janeiro (domingo) às 19 horas
19 de janeiro (sábado) às 20 horas
20 de janeiro (domingo) às 19 horas
Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada)
Vendas online
Classificação indicativa: 16 anos.