Rodrigo Bittes lança “Plantio” em festa nesta sexta

Dos palcos do teatro para os da música, o ator, dramaturgo, produtor cultural e agora cantor e compositor Rodrigo Bittes se inseriu aos poucos no mundo das canções. Seu disco de estreia, Plantio, foi lançado faixa-a-faixa entre agosto e setembro deste ano. Concretizada, a obra agora será apresentada ao vivo pela primeira vez na Festa Naquele Lugar – A profecia, em 28 de outubro, no Lago Norte.

O músico será uma das atrações do evento realizado em um estúdio, responsável por receber artistas autorais de Brasília e do país inteiro. Além de Bittes, se apresentam Wilson Bebel, Duo TiFi, Baile da Maisinha, além de Jungle Julia na discotecagem.

Bittes descobriu sua paixão por cantar e compor após uma temporada se dedicando ao teatro na Europa. Voltou em meio à pandemia de Covid-19 decidido a mergulhar no mundo da música.

O resultado pode ser conferido no álbum de estreia Plantio, trabalho que foi lançado ao longo de dois meses. O discocarrega um mix de emoções: angústia, felicidade, esperança e saudade se misturam, refletindo uma experiência individual e ao mesmo tempo coletiva sobre o período caótico entre a pandemia e as eleições de 2022.

As faixas falam sobre o retorno para casa, a volta ao Brasil e sua reconstrução pessoal pós-pandemia. O músico chegou a cantar algumas das músicas do disco em um pocket show em São Paulo em junho deste ano. “Desta vez vou cantar todas elas, acompanhado por uma banda maravilhosa”, destaca o músico.

“Acho que vai ser uma noite inesquecível, tanto para mim que estou estreando como músico profissional, quanto para quem for ao show conhecer esse trabalho feito com muita dedicação e assistir aos outros artistas que se apresentam”, completa.

Disponível nas plataformas digitais, o disco abre com certo pessimismo. “Amanhã”, a primeira música, lançada em agosto, lamenta: “Já não importa o amanhã. Estamos sós esperando um milagre chegar”. Mas, aos poucos, o EP caminha para um lugar luminoso, cheio de esperança de um dia melhor.

No mesmo mês, Rodrigo Bittes lançou canções que abordam desesperança e indecisão misturada ao esoterismo: a revolução de Saturno, que marca a realização do desejo e do sonho de poder pular e celebrar a vida após o isolamento em razão da Covid-19. Em “Invenção de carnaval”, a história do eu-lírico traz um sopro de vida e esperança, como quem diz: “Se eu não tenho um amor, então eu vou para o carnaval e o invento”.

Em setembro, o músico lançou a canção “Invenção de carnaval”, nova versão de um single de 2021 que carrega o axé music e a energia dos blocos de carnaval. O trabalho conta com parceria com as cantoras Aiune e Gabriela Côrrea.

A canção “Aqui é o meu país”, de acordo com o artista, é a mais política que compôs. “É quase uma prece. Um coro de vozes que diz que aqui é meu país, é aqui que eu fico, daqui eu não arredo o pé. Eu vou sonhar com esse lugar, vou plantar nessa minha terra, e vou colher o fruto desse meu plantio”, conta Rodrigo. 

A última música, que completou o álbum de estreia de Rodrigo Bittes, é “Esse gado” com pegada política, mas dançante ao mesmo tempo, remetendo ao movimento “Tropicália” para encerrar o álbum em grande estilo. 

Festa Naquele Lugar – A profecia

Data: 28 de outubro

Hora: 20h30

Local: Naquele Lugar (Núcleo rural córrego do torto trecho 3B chácara pp 040)

Ingressos a R$ 25 antecipado.

Venda no Sympla: https://www.sympla.com.br/evento/festa-naquele-lugar-a-profecia/1755217

Classificação Indicativa: Maiores de 18 anos ou acompanhado dos pais ou responsáveis.