O 8º Salão do Artesanato vai de 4 a 8 de novembro com entrada franca e vai contar com a participação de vinte estados brasileiros, que apresentarão seus produtos mais célebres. A programação musical traz shows com Tiê, Ju Moraes, Monique Kessous e Fellipe Salles.Tem o artesanato de Minas Gerais, em um trabalho realizado pelo Sebrae está possibilitando a vinda de 150 artesãos, de todas as regiões do estado e que trabalham com diferentes técnicas e materiais. E de São Paulo, a arte em cabaça feita pelo coletivo Galinheiro promete injetar cor e bom humor.
Diretamente de Minas Gerais virão peças decorativas em madeira, ferro, fibras naturais, cerâmica do Vale do Jequitinhonha, tecelagem, bordados e acessórios femininos que serão expostos e comercializados. Entre os produtos estarão tapetes Arraiolos (Diamantina), adornos de chapa de ferro (Nova Lima), bonecos feitos com palha de milho (Patos de Minas), divinos em madeira (Datas), toalhas, conchas e jogos americanos (Bonfinópolis de Minas), colares, brincos e anéis de prata e pedras preciosas (Santo Antônio do Leite), peças decorativas feitas com sempre-viva (Galheiros), bijuteria em argila (Nova Lima) e Richelieu (Ipanema).
Também poderão ser apreciados peças decorativas e utilitários domésticos em cerâmica, produzidos em Campo Alegre e Coqueiro Campos, comunidades de Turmalina, no Vale do Jequitinhonha. Os produtos são resultados das ações do Sebrae Minas para valorizar a cultura local, a qualidade das matérias-primas e o design do artesanato mineiro. Os artesãos recebem consultorias em design, vendas, gestão, cooperação, mercado e atendimento a clientes. Eles também participam de feiras e eventos do setor, onde conhecem novidades, entendem o comportamento do consumidor e têm oportunidades de aumentar as vendas. Além disso, divulgam seus produtos no Catálogo de Artesanato Minas Gerais, que se tornou instrumento de venda para muitos artesãos mineiros.
O evento vai apresentar, pela primeira vez, o trabalho do coletivo ‘Galinheiro’, sediado na cidade de Penápolis, interior de São Paulo. Os artistas trabalham sobre a cabaça, criando peças alegres, coloridas e muito divertidas. O trabalho do ‘Galinheiro’ teve início em 2008, com a produção de arte (galinhas, oratórios, relógios etc.) utilizando como base a cabaça. O diferencial é a aplicação da técnica da decoupage com detalhes em biscuit. São peças únicas capazes de descontrair o ambiente de trabalho ou alegrar uma pessoa querida. São variados modelos de galinhas de decoração, além de oratórios, presépios, puxa saco, porta toalha, relógio de parede, relógio de mesa, porta chave, cobre bolo, santos, imãs, oratórios, fruteiras e chaveiros, dentre outros. Mais informações: www.ogalinheiro.com.br – www.facebook.com/ggalinheiro
Gastronomia:
Uma festa de sabores, marcada pela diversidade. Além dos estandes que tradicionalmente participam do evento (com comida mineira, acarajé, comida goiana, pastel, crepe, bolinho de bacalhau e cervejas especiais), este ano haverá uma área de alimentação especial no espaço do PAB – Programa do Artesanato Brasileiro, com participação de sete estados e mais um restaurante dedicado à Paraíba, que é o estado homenageado de 2015. No Espaço Degusta, um convite para apreciar a delícia de espumantes, vinhos, risotos, cachaças e biscoitos, com opção até de alimentação vegana.
No Espaço Gastronômico do PAB será possível apreciar bombons, biscoitos regionais, produtos derivados da castanha e farinha do Acre; balas, doces e licores do Amazonas; cocadas e biscoitos da Bahia; pimentas e geleias produzidas no Distrito Federal; licores, doces, paçocas e produtos à base de banana do Mato Grosso, geleias, licor de pequi e guariroba do Mato Grosso do Sul; e bombons, biscoitos, doces e licores regionais do Pará.
PANELINHA DA PARAÍBA – Numa iniciativa do Programa do Artesanato da Paraíba, um restaurante será conduzido pelas paraibanas Delza e Val, trazendo pratos típicos do estado:
Carne de sol com macaxeira
Tapiocas com vários tipos de recheios: de carne de sol com queijo coalho, queijo manteiga, manteiga do sertão e coco.
Cuscuz com ovo, queijo e coco
Rubacão (arroz, carne e feijão de corda)
Cachorro quente paraibano (carne moída e salsicha)
Paçoca de carne de sol
ESPAÇO DEGUSTA – Área cenográfica especialmente concebida para a degustação de cachaças, vinhos, espumantes, risotos e biscoitos, com participação da Cachaçaria Sagatiba, da Cachaçaria Água Doce, da Cachaçaria Melicana, da Risoteria Risotti e da Voia Quitutes.
. Cachaçaria Sagatiba – Produzida na cidade de Patrocínio Paulista, a Sagatiba foi criada em 2004 e se tornou a primeira marca de cachaça a se estabelecer fora do Brasil. O nome da cachaça promove a fusão do prefixo saga, de origem nórdica, que significa aventura, com a palavra tiba da língua indígena tupi, que significa infinita. Para o evento será servida a tradicional caipirinha de limão e nos sabores morango, abacaxi e kiwi, ao preço de R$ 12,00.
. Cachaçaria Água Doce – Originária de Tupã, São Paulo, a Água Doce participará do evento com cinco rótulos de cachaças, caipirinha, caipicerva e escondidinho de carne de sol.
. Cachaçaria Melicana – Cachaçaria mineira que fará a comercialização de vários rótulos.
. Risoteria Risotti – Com a opções de risotos de queijo, carneiro, tomate seco e outros sabores, preparados na hora.
. Voia Quitutes – Comercialização de biscoitos sem glúten e sem leite e vegano.
Realizado pela Rome Eventos, o 8º SALÃO DO ARTESANATO tem o patrocínio do SEBRAE NACIONAL, que contará com representações do SEBRAE-DF, SEBRAE Tocantins, SEBRAE Minas e SEBRAE Pernambuco, e da PETROBRAS, que apoia vários projetos relacionados ao artesanato em todo o Brasil.
Shows sempre às 21 horas
Dia 4 – Tiê
Dia 5 – Ju Moraes
Dia 6 – Monique Kessous
Dia 7 – Fellipe Salles
Serviço: 8º Salão do Artesanato
Data: De 4 a 8 de novembro
Local: Pavilhão ExpoBrasília (Parque da Cidade)
Horário: de quarta a sexta, das 16h às 22h; sábado e domingo, das 10h às 22h
Entrada franca
Informações: www.salaodoartesanato.com.br
www.rome.com.br