Dia Nacional do Samba é celebrado com Hamilton de Hollanda, Pedro Luís, Dhi Ribeiro e Adora Roda.

Hamilton de Hollanda e grupo. Foto de Marcos Portinari.

Renato Acha

O Dia Nacional do Samba é comemorado no dia 2 de dezembro. Sabe por quê? Ary Barroso, um dos ícones da música brasileira compôs o samba “Na Baixa do Sapateiro”, uma ode à Bahia. Detalhe: ele nunca havia pisado lá e isto finalmente aconteceu no dia 2 de dezembro, ocasião em que o vereador baiano Luís Monteiro da Costa resolveu homenageá-lo e aprovou uma lei que declarava que aquele dia seria o Dia Nacional do Samba.

O fato é que o samba tem tudo a ver com a ginga baiana, influenciada em grande parte pela semente africana. O encontro com a malandragem carioca se deu de maneira natural, pois a data foi sendo assimilada gradativamente em Salvador, no Estado da Guanabara e finalmente em território nacional durante os anos 60.

Grupo Adora a Roda. Foto de Diego Bresani.

O samba é a cara do Brasil e habitué destas cidades que incentivam a riqueza do ritmo em diversos eventos que acontecem da Lapa ao Pelourinho, do Centro Histórico de Salvador à Central do Brasil, onde acontece o fervido “Pagode do Trem” que percorre os trilhos até o bairro de Oswaldo Cruz, repleto de gente feliz que forma rodas de samba bem frequentadas, ao chegar no ponto final.

A Sambrasil, promotora do evento homenageia a data e insere Brasília nesta importante pauta, cidade que tem uma certa tradição de samba, vide ARUC e outras representações carnavalescas que aqui se manifestam.

Nada mais apropriado do que convidar nomes locais representativos, como Dhy Ribeiro, o Grupo Adora Roda e Hamilton de Hollanda que convida o carioca Pedro Luiz para uma celebração coletiva em homenagem a Noel Rosa, o genial poeta de Vila Isabel, cujo centenário de nascimento  é celebrado neste ano.

Pedro Luis. Foto de Guito Moreto.

As apresentações acontecem na área externa do Museu da República no próximo sábado (4 de dezembro) de duas da tarde até a meia noite, com entrada franca.

O Dia Nacional do Samba é uma iniciativa do Projeto Sambrasil com realização do Instituto de Produção Cultural Brasileira e conta com o apoio do deputado Magela, via emenda parlamentar.

Programação:

14h: Abertura do Bar (DJ);

16h: Programação ABRASEL;

18h: Grupo Adora Roda;

20h: Dhy Ribeiro;

21h: Hamilton de Hollanda e Banda. Músico convidado Pedro Luiz.

Dhi Ribeiro. Foto de Adriana Lins & Henrique Pontual.

Serviço: Dia Nacional do Samba – Projeto Sambrasil – Homenagem aos 100 anos de nascimento de Noel Rosa.

Data: 4 de dezembro (sábado) de das 14h às 0 h

Local: Complexo Cultural da Republica (área externa do Museu da República)

Entrada Franca.