Festival de Jazz na Semana da Europa.

Divulgação.
Divulgação.

No dia 9 de maio, a capital brasileira receberá grandes nomes do jazz nacional e internacional, em apresentação única. Atrações da Itália, Polônia, Holanda Áustria e Dinamarca se unem ao músico goiano, Fabiano da Silva Chagas, e à banda brasiliense, Organismo 3, para levar aos palcos do Clube do Choro um espetáculo enérgico e melódico, ao melhor estilo do jazz. O show, parte da programação musical da XI Semana da Europa, projeto cultural organizado pela Delegação da União Europeia e EUNIC Brasil (Associação dos Institutos Culturais Oficiais e Embaixadas dos Países da União Européia), será realizado em parceria com o Clube do Choro, no âmbito do projeto “Prata da Casa”.

Um dos maiores expoentes do jazz na Itália, Enzo Favata e seu quarteto estão fazendo uma série de apresentações pelo Brasil e chegam a Brasília para apresentar seu virtuosismo premiado. O pianista do grupo, Enrico Zanisi, foi o vencedor Prêmio Top Jazz Italiano, na categoria Melhor Talento em 2012. No repertório, a mistura do jazz clássico, do qual Enzo Favata é estudioso, com músicas tradicionais da Sardenha. Ainda integram o quarteto o baterista e percussionista UT Gandhi e o contrabaixista Danilo Gallo.

A mistura do jazz com músicas tradicionais também está presente no repertório do pianista polonês Artur Dutkiewcz. Ele apresentará canções do seu novo álbum, “Piano Mazurka”, que traz canções com forte influência da música tradicional polonesa, a mazurca, da música clássica e da improvisação jazzística. “Piano Mazurcas” relembra também as raízes da música improvisada europeia, oriunda da tradição da música clássica e contemporânea, que unidas ao estilo trance jazz resultam em um projeto pioneiro para piano contemporâneo solo.

Já a influência brasileira na música europeia será marcada pela participação do violinista austríaco Rudi Berger. Conhecido dos brasileiros, tem formação clássica e se encantou, ainda na juventude, pelo blues. Depois de passar uma temporada nos Estados Unidos, mudou-se para o Brasil em 2003, onde se dedica a estudar os pontos de encontro entre a musicalidade austríaca, norte-americana, brasileira e venezuelana. Em suas composições, Berger, mesmo com suas características autênticas e com o som original e único de suas improvisações, imprime a influência musical de suas raízes vienenses, do jazz, por seus 12 anos em Nova York, e da música brasileira. Ele estará acompanhado de Fabiano Chagas, violonista, guitarrista e compositor goiano influenciado pela MPB, jazz e World Music.

A união entre dois músicos brasileiros e um dinamarquês resultou na criação do Organismo 3. Formado por Rodrigo Bezerra (guitarra), Serge Frasunkiewicz (órgão) e Anders Hentze (bateria), o grupo tocará composições próprias e versões jazzísticas de músicas rock/pop no formato instrumental, além de standars do jazz. O trio busca uma renovação do jazz, mantendo sons que remetem aos clássicos organ trios.

Estudioso das manifestações musicais, o pianista holandês Mike del Ferro já visitou mais de 100 países, onde pesquisou e colaborou com músicos desses locais em busca de uma troca sonora que criasse novos ritmos. É filho do cantor de opera Leonardo del Ferro (1921-1992), que cantou e gravou com Maria Callas na década de 50. “Já estive no Brasil muitas vezes colaborando com grandes músicos. É um país incrivelmente musical no planeta e estou muito feliz em poder voltar este ano”.

O show, que começa às 21h, é um grande encontro da música. No palco, a poesia, virtuosismo, melodia e jazz de altíssimo nível, que se entrelaçam nesse diverso grupo e formam uma grande sessão rítmica.
image
Serviço: 11a Semana da Europa – Festival de Jazz
Data: 9 de maio (sábados) às 21 horas
Local: Clube do Choro (Setor de Divulgação Cultural, bloco G – Eixo Monumental)
Ingressos: R$ 10 (meia)
Classificação indicativa: 14 anos.