Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional apresenta “Sheherazade” de graça nesta terça.

25 de junho.

Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional.

A Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Claudio Santoro apresenta a obra prima do Rimsky-Korsakov, “Sheherazade”, uma peça programática, que tem como fio condutor a astúcia da princesa de “Mil e uma noites”, que dá nome à sinfonia. Na lenda, Sheherazade é salva da morte pela beleza da narrativa das histórias que conta ao sultão, antes determinado a executá-la depois da noite de núpcias, cumprindo terrível promessa que o livraria de ser novamente traído por uma esposa.

“Korsakov faz parte do ‘Grupo dos Cinco’, conhecido elenco de compositores russos que no século 19 levaram elementos do folclore nacional para dentro da música clássica, dando-lhe cor e uma assinatura cultural”, explica o maestro Cláudio Cohen, que conduzirá a orquestra no concerto. Sheherazade é uma suíte sinfônica em quatro partes, que dura cerca de 50 minutos.

O recital contará com outra obra do “Grupo dos Cinco”, o poema sinfônico de Aleksandr Borodin “Nas Estepes da Ásia Central”, com duração de oito minutos. O gênero é uma forma de música orquestral em um único movimento. Nesse caso, narra uma cena ambientada nas estepes da Rússia, descrevendo os animais que lá habitam. Borodin, na peça, explica Cohen, também promove o diálogo entre Europa e Ásia, traço marcante da cultura russa.

Korsakov e Borodin são dois expoentes do movimento que ajudou a romper com a rigidez do academicismo e da técnica clássica, influenciando autores em todo mundo. “Isso se deu no Brasil, com Villa-Lobos e o próprio Santoro, que incorporaram elementos da cultura brasileira às suas composições”, assinala Cohen.

Com a escolha desses autores, a OSTNCS segue a estratégia de fazer “viagens pelo mundo através da música”, diz o maestro, contribuindo para aumentar o repertório dos apreciadores da música clássica instrumental que acompanham a orquestra.

Concerto Russo
“Sheherazade” de Rimsky-Korsakov e “Nas Estepes da Ásia Central” de Aleksandr Borodin
25 de junho (terça) às 20 horas
Cine Brasília (EQS 106/107)
Informações: (61) 3244-1660
Entrada franca sujeita à lotação