Renato Acha
O filme Skateboard. Ame-o ou Deixe-o teve estreia nacional no Museu da República neste sábado (10 de março) com a presença de mais de setecentas pessoas que lotaram o auditório na expectativa de conferir manobras radicais pelos quatro cantos de Brasília, em uma demonstração de amor ao esporte e à cidade.
Os monumentos de Oscar Niemeyer se tornaram cenário para os amantes do esporte explorarem movimentos arriscados com muito estilo e adrenalina. Uma peculiaridade do filme é mostrar não só os acertos e transformar os protagonistas em heróis. Os erros também aparecem e ganham ares de brincadeira. Os cinegrafistas utilizaram skates para acompanhar as belas cenas que ganharam uma edição apurada que valorizou o trabalho.
Uma iniciativa louvável de Luís Paulo Fernandes aka LP Aladin, dono da marca Capital Skateboard, que investiu no filme com duração de 25 minutos, e diversas locações, não só em Brasília, mas também em cidades brasileiras, americanas e em Barcelona, na Espanha.
Nomes como Jay Alves, Samuel Jimmy, Juliano Amaral, Washington Pereira, Eduardo Macedo e o próprio LP Aladin aparecem em tomadas ágeis por lugares conhecidos como o “Banks”, como é conhecido o Setor Bancário Sul entre a galera, e o Complexo Cultural da República, locais que propiciam uma ótima qualidade de concreto e obstáculos naturais como bancos, rampas e corrimões que se tornam um prato cheio para a criatividade dos skatistas. O passeio pela capital continua em locações como o Conic, a estação de metrô do Setor Comercial Sul, Sudoeste, Setor Comercial Norte, ruas comerciais e cidades satélites, dentre outros.
Tudo isto encheu os olhos do público que foi conferir o filme em primeira mão. A trilha sonora com muito hip hop e rock se fundiu com gritos, aplausos e assobios que marcavam cada movimento bem sucedido. Já as gargalhadas davam o tom dos tombos. Esse clima de descontração deve arrebatar um grande número de admiradores nas próximas incursões do trabalho. A próxima exibição acontece na Ambiente Skate Shop em Goiânia e está marcada para o dia 18 de março (domingo) às 20 horas.
Skateboard Ame-o ou Deixe-o já tem lançamento marcado para as cidades de Anápolis e Belo Horizonte e deve seguir para Curitiba, Maringá, Rio de Janeiro e São Paulo. Um filme “chapa quente” que deve agradar os admiradores do esporte que vê seu número de adeptos crescer vertiginosamente.