O público tira cartas da sorte no espetáculo “TecnoMagia”.

De 8 a 13 de agosto.

Fotos: Thalita Perfeito.

O Grupo Liquidificador apresenta o espetáculo TecnoMagia de 8 a 13 de agosto, no Espaço Matriz, (713 norte). A montagem experimental continua o percurso da trupe na pesquisa sobre o relacionamento com o público, em uma arena de jogo com objetos dispostos pelo espaço. A dramaturgia é construída em cada sessão a partir de três cartas tiradas na sorte pelo público, dentro de um universo de doze figuras arquetípicas: O Outro, O Monstro, Ciborgue, Fake, Troll, Xamã, A Inteligência Artificial, Stalker, Vidente, Hacker, Chullachaki e A TecnoMagia.

Mais do que contemplação, a pretensão é provocar no público uma relação. O jogo proposto por Fernanda Alpino, Fernando Carvalho e João Quinto (ator/criador convidado) navega por sendas que se bifurcam cada vez que se passa por uma. Ou para falar na linguagem de hoje, uma janela que abre uma aba, que abre um pop-up, que abre uma nova janela… A primeira fonte de inspiração do Grupo foi o conto “O jardim de caminhos que se bifurcam”, do escritor argentino Jorge Luis Borges.

As três cartas sorteadas a cada sessão levam o espetáculo por corredores e pátios de mundos distópicos, realidades aumentadas ou vivências espirituais, em narrativas que se fragmentam e se recompõem a todo tempo, como um diamante refratário de luz. O espetáculo acontece no improviso, com texto e imagens construídas pelos atores (ou atletas afetivos) no momento da cena, diante do público. Cada pergunta em “TecnoMagia” é respondida com outras duas perguntas, que por sua vez também são respondidas com outras duas perguntas cada, e assim por diante.

Essa multiplicidade de sentidos gera uma atmosfera onírica compartilhada com o público, que questiona a todo momento a dicotomia entre tecnologia e magia. Não seria a magia uma forma imaterial de alterar a realidade material tanto quanto a tecnologia com a qual vivemos cercados hoje em dia? Dentro do rito-cênico proposto pelo Grupo Liquidificador somos convidados a um mergulho no presente que ao mesmo tempo teme e ambiciona as possibilidades de futuro e onde nossas identidades são questionadas a todo instante.

Serviço: “TecnoMagia”
Data: De 8 a 13 de agosto (de terça a domingo)
ocal: Espaço Matriz (SCLRN 713 bloco C loja 27/ W4 norte – Em frente ao Tribunal Regional do Trabalho)
Horário: Sempre às 20 horas
Ingresso: R$ 30,00 (inteira) e R$ 15,00 (meia-entrada)
Classificação indicativa: 14 anos.