Terremoto no Japão.

Foto: Reuters/Kyodo.
No dia 11 de março, às 14h46, hora local (2h46 no horário de Brasilia), houve um terremoto na região de Sanriku, nordeste do Japão, com magnitude 8.8 (número estimado), provocando sérios danos em larga escala.

Diante disso, o Governo do Japão estabeleceu o Centro Emergencial para o Desatre (tradução livre) estando a comando do próprio Primeiro-Ministro Naoto Kan, o qual está empregando todos os esforços para o resgate e ajuda das pessoas vitimadas e também para que a atividade da população seja restabelecida o mais breve possivel.

Sobre as vítimas e danos causados, o Governo do Japao está colhendo informações em conjunto com as autoridades locais, mas para a obtenção de dados exatos presume-se que ainda levará algum tempo.

Para consultarem sobre a situação dos que residem no Japão, seguem alguns links de operadoras de telefonia que disponibilizaram um serviço de ajuda. É preciso saber qual a operadora é utilizada por essa pessoa sobre quem deseja informação, e essa pessoa precisa ter deixado uma mensagem nesse serviço. Esse serviço está disponível em inglês ou em japonês.

Gabinete do Primeiro-Ministro (somente em japonês)

http://www.kantei.go.jp/jp/kikikanri/jisin/20110311miyagi/index.html

NTT Docomo

http://dengon.docomo.ne.jp/top.cgi

KDDI

http://dengon.ezweb.ne.jp/

Softbank mobile

http://dengon.softbank.ne.jp/

NTTHigashinihon (somente em japonês)

http://www.ntt-east.co.jp/saigai/index.html

Willcom

http://www.willcom-inc.com/ja/dengon/index.html

E-mobile

http://dengon.emnet.ne.jp/

Fonte: Embaixada do Japão no Brasil.