A Noite Umbria Jazz trouxe cem anos de trilhas de cinema à Embaixada da Itália.

Ramberto Ciamarughi.

Renato Acha

O Ministério da Cultura e a Caixa apresentaram Umbria/Brasile 2011Noite Umbria Jazz no Brasil, na Embaixada da Itália, com a realização do recital de pianoforte solo “Cent’anni di Emozioni“, com a execução de clássicos do cinema que ganharam versões especiais que comoveram tanto o seleto público quanto o instrumentista Ramberto Ciamarughi, em um passeio que perpassou um século de música nos filmes.

 

O Festival Umbria Jazz possui 35 anos de existência e tornou-se um dos festivais mais populares e renomados do mundo. O perfil internacional ultrapassou as fronteiras da Itália e percorreu países como os Estados Unidos, Austrália, China, Japão, Grécia, Sérvia e Brasil. O evento revela o ‘estilo italiano’ no mundo e a ‘arte de viver’, típica da região da Umbria, que por vezes se confunde com o próprio festival, tamanha sua relevância, que prova que o investimento em cultura traz um retorno que transcende marcas territoriais.

Ramberto Ciamarughi.

O espetáculo original foi apresentado em 1995 e ganhou uma versão adaptada à Sala Nervi, na Embaixada da Itália, repleta de diplomatas, artistas e fashionistas. Após a apresentação, o embaixador Gherardo La Francesca e Antonella La Francesca promoveram um elaborado jantar regado a vinhos italianos.

Embaixadores: Kees Rade (Reino dos Países Baixos), Yves Saint-Geours (França) e Gherardo La Francesca (Itália).
Quem quiser conferir a edição de inverno do Umbria Jazz, já pode se agendar. O festival ocorre em Orvieto, de 28 de dezembro a 1º de janeiro de 2012. A edição de verão está prevista para acontecer entre os dias 6 e 15 de julho de 2012. Mais informações no site www.umbriajazz.com