Texto e Fotos de Renato Acha.
Quem passa pela rodoviária do Plano Piloto já deve ter observado quatro fotos grandes expostas em plena rua. Trata-se da intervenção urbana da artista Usha Velasco, Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia 2010, em exibição até o mês de novembro.
“O projeto é uma pesquisa conceitual sobre tempo e fotografia, que explora o encontro de tempos e espaços em uma via de duas mãos. Ele traz para o centro de Brasília retratos de 1920 a 1940, ampliados e colados em lugares movimentados. Esta inserção será documentada com fotografia digital e com técnicas fotográficas antigas para posterior exposição em galerias de arte e também em local público com grande circulação de pessoas“, afirma a artista em seu pedido de autorização ao Administrador da rodoviária, Júlio César Mariano Figueiras.
Ela assume total responsabilidade pela retirada das fotos e possível restauração das paredes, caso seja necessário. O fato é que artista traz imagens do passado que geralmente se restringem à intimidade e memória e as desloca para o contexto urbano. O particular se torna público e agrada os olhos dos transeuntes em um lugar que geralmente fica fadado ao abandono e à sujeira.
Usha Velasco merece o prêmio porque torna a arte acessível e incita a curiosidade dos passantes ao exercitar o olhar de forma simples e inusitada em uma cidade que nasceu sob o signo da arte. Brasília agradece e aguarda mais surpresas desta artista que traz uma ímpar resignificação ao espaço central da cidade.