O Festival “8 ½ Festa do Cinema Italiano” traz vários filmes para assistir em casa de graça

De 17 a 27 de junho.

“As Maravilhas” integra a seção especial dedicada à Alice Rohrwacher. Divulgação.

Em 2021, o 8 ½ Festa do Cinema Italiano encara mais uma vez o desafio de oferecer uma edição totalmente online com qualidade à altura dos filmes da programação. Uma seleção dos melhores filmes italianos dos últimos anos, a maioria deles ainda inéditos no Brasil, estará disponível online para todo território nacional pelo 8½.

“5 é o Número Perfeito” de Igor “Igort” Tuveri.

Entre os dias 17 a 27 de junho, os filmes poderão ser acessados diretamente no site do festival (www.festadocinemaitaliano.com.br) e por meio da plataforma Looke (www.looke.com.br); para assistir é necessário realizar um cadastro gratuito no site. Com o objetivo de alcançar o maior público possível, os filmes podem ser assistidos via web, em Smart TV, tablet e nos principais suportes iOS e Windows. 

“As irmãs Macaluso” de Emma Dante.

As Irmãs Macaluso (Le Sorelle Macaluso), de Emma Dante, que fez sua estreia mundial no Festival de Veneza 2020. Terceiro longa da aclamada dramaturga, é o filme de abertura desta edição. 

“A Vida Solitária de Antonio Ligabue” de Giorgio Diritti.

De Veneza para Berlim, dois títulos chegam ao Brasil trazendo prêmios da Berlinale 2020. Urso de Prata de Melhor Ator para Elio Germano, A Vida Solitária de Antonio Ligabue (Volevo Nascondermi), de Giorgio Diritti, conta a história real de um dos mais surpreendentes artistas italianos do século 20.

“Fábulas Sombrias” de Damiano e Fabio D’Innocenzo.

Já o nada ortodoxo Fábulas Sombrias (Favolacce), dos irmãos Fabio e Damiano D’Innocenzo, levou o Urso de Prata de Melhor Roteiro no Festival de Berlim 2020 e é um sopro de energia no cinema contemporâneo italiano. Inventivo, com linguagem muito particular, que dá ao filme um ritmo e uma atmosfera diferente de tudo, o longa retrata o cotidiano e o desconforto de várias famílias que vivem em um subúrbio de Roma.

“Rômulo & Remo: O Primeiro Rei” de Matteo Rovere.

Outro destaque entre as estreias é o corajoso Rômulo & Remo: O Primeiro Rei (Il Primo Re)de Matteo Rovere, que levou o prêmio David di Donatello de Melhor Fotografia 2020 para Daniele Ciprì. Protagonizado por Alessandro Borghi (Remo) e Alessio Lapice (Rômulo), o longa se passa em 753 A.C, o ano da fundação de Roma, e conta justamente a lenda de Rômulo e Remo, os fundadores da cidade eterna. 

“Volare” de Gabriele Salvatores.

Destaque também para Volare (Tutto il Mio Folle Amore), de Gabriele Salvatores (Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1991 com Mediterraneo), que fez sua première mundial no Festival de Veneza 2021Estrelado pelo jovem Giulio Pranno e pelos experientes Claudio Santamaria e Valeria Golino, o longa conta a história de um pai ausente que um dia decide ir em busca do filho adolescente Vincent (Pranno), com Transtorno do Espectro do Autismo. Emocionante, Volare é um road movie pelas belas paisagens da Eslovênia, uma viagem de autodescoberta e a descoberta do amor entre pai e filho. 

“Troca Tudo!” de Guido Chiesa.

Ainda na pauta as comédias Troca Tudo! (Cambio Tutto!), do diretor Guido Chiesa, e o divertido Bangla, de Phaim Bhuiyan, longa premiado como a melhor comédia italiana de 2019 , que narra as aventuras amorosas de um italiano filho de imigrantes de Bangladesh.

“Bangla” de Phaim Bhuiyan.

Além da programação contemporânea, que conta com pré-estreias exclusivas em território brasileiro, o evento este ano traz uma seção especial focada em Alice Rohrwacher, uma das realizadoras italianas mais prestigiadas da atualidade. Formada em Literatura e Filosofia pela Universidade de Turim, ela é diretora de obras como Lazzaro Felice, vencedor do Melhor Roteiro do Festival de Cannes 2018, e tem uma obra que retrata a alma humana em histórias nada convencionais. 

“Irmãos à Italiana” de Claudio Noce.

8 ½ Festa do Cinema Italiano 2021 – Em Casa
Online e gratuito
De 17 a 27 de junho
Programação disponível em http://www.festadocinemaitaliano.com.br/
Acesso aos filmes: Para acessar a programação é preciso se cadastrar na plataforma Looke (www.looke.com.br).