Brasília International Film Festival anuncia vencedores.

“Corpus Christi” levou os Prêmios de Melhor Filme da Mostra Competitiva do Júri oficial e o Prêmio da Crítica José Carlos Avellar.

O 7º BIFF – Brasília International Film Festival anunciou os vencedores neste domingo (26 de abril). O Festival é o pioneiro na realização virtual de mostras competitivas no Brasil e obteve mais de 50 mil acessos e mais de 800 mil visualizações através das mídias sociais. A festa virtual consagrou filmes de nacionalidades como Polônia, Itália e França. A ação passou por votação oficial, voto popular, Prêmio da Crítica, menção honrosa e um grande elenco de filmes inéditos, como “Anna Karina, para você lembrar”, de Dennis Berry, e “Liberté”, a mais recente produção do espanhol Albert Serra.

“Cooperman” – Prêmio BIFF Junior.

Em tempos de isolamento social, a possibilidade de assistir gratuitamente e no conforto de casa a filmes inéditos tão diversos e com tanta qualidade representou um marco definitivo para o universo de festivais de cinema no Brasil, como declara Anna Karina de Carvalho, diretora do BIFF: “Foi um enorme desafio, que concluímos com sucesso, chegando a milhares de casas por todo o Brasil. Isso não tem preço! Cada negociação com cada distribuidor e realizador não foi em vão. Porque eles mesmos viram a potência que é chegar em todo Brasil, num momento em que as pessoas mais precisam de conteúdo em casa”. A atriz, diretora e produtora Bárbara Paz, que presidiu o Júri Oficial do festival, reforça: “O cinema respirando por todos os lados. O BIFF foi importantíssimo para saber que a arte – o cinema – está nos ajudando a passar por essa pandemia, nos abraçando com suas histórias. O primeiro festival de cinema virtual no Brasil a gente nunca esquece. Foi incrível! Me fez viajar por vários países sem sair de casa, conhecer mais um pedaço do mundo.”

O BIFF exibiu oito títulos na mostra competitiva, quatro na mostra Grandes Pré-Estreias, dois na especial Spotlight Brasília, seis no inédito BIFF JÚNIOR (também de caráter competitivo), um filme de abertura e cinco títulos na mostra especial em homenagem ao ator Kirk Douglas. Todos oferecidos de forma gratuita a quem acessou o site do festival www.biffestival.com – com suporte da plataforma Looke. Além de assistir aos títulos inéditos, o espectador indicou o filme vencedor pelo Júri Popular, que receberá o prêmio no valor de R$ 10.000,00.

Um Júri Oficial, composto por Miguel Barbieri (crítico de cinema) e Sabrina Fidalgo (cineasta, roteirista, atriz e produtora), além se Bárbara Paz, escolheu o filme vencedor da Mostra Competitiva, que também receberá o prêmio de R$ 10.000,00. Coube ao crítico e professor Pablo Gonçalo eleger o título vencedor do Prêmio José Carlos Avellar. E um grupo de crianças e adolescentes convidados compôs o Júri do BIFF JÚNIOR: Luiz Guilherme Tomasi Soares, 17 anos; João Gabriel Ribeiro, 15 anos; Ana Neri, 16 anos; e Claysa Nunes, 16 anos. O BIFF teve direção geral e curadoria da jornalista, produtora e cineasta Anna Karina de Carvalho.

“Encantado, O Brasil em Desencanto” levou o Prêmio do Júri Popular.

Os vencedores:

Melhor Filme da Mostra Competitiva – Júri Oficial: Corpus Christi, de Jan Komasa (Polônia)

Melhor Filme da Mostra Competitiva – Júri PopularEncantado, o Brasil em Desencanto, de Filipe Galvon (França)

Menção Honrosa do Juri Oficial: Mapa dos Sonhos Latinoamenicanos, Martín Weber (Argentina, México, Noruega)

Melhor Filme da Mostra Competitiva – Prêmio Da Crítica José Carlos AvellarCorpus Christi, de Jan Komasa (Polônia)

Melhor Filme BIFF JR – Júri do BIFF JRCopperman – Um Herói Especial, de Eros Puglielli (Itália)

Menção Honrosa do Júri BIFF JRAna, de Charles McDougall (EUA/ Porto Rico) e Peixonauta: o Filme, de Célia Catunda, Kiko Mistrogiro e Rodrigo Eba (Brasil)

Os oito títulos da Mostra Competitiva foram selecionados  por uma curadoria que, além de Anna Karina de Carvalho, incluiu o jornalista e crítico de cinema Pedro Butcher, a produtora e criadora da distribuidora Fênix Filmes Priscila Miranda e o cineasta e repórter Marcio de Andrade. A curadoria do BIFF JÚNIOR foi formada por Anna Karina de Carvalho e Luciana Druzina, CEO da Druzina Content.

O 7º BIFF contou com o patrocínio da empresa Encripta e do FAC – Fundo de Apoio à Cultura do Governo do Distrito Federal; apoio cultural da Rede Globo, Canal Brasil, Xyz, Druzina Content, Fênix Filmes, Embaixada da França e Ligocki Entretenimento. Parceiro oficial: Sesc.

www.biffestival.com