Festival Internacional Cinema e Transcendência tem programação online gratuita

Até 12 de dezembro.

The Beatles. Perfect Harmony.

O 8º Festival Internacional Cinema e Transcendência vai até 12 de dezembro, no site do festival www.festivalcinemaetranscendencia.com, totalmente gratuito. Será́ uma sessão diária, com apresentação dos filmes feita pelos curadores do festival, Carina Bini e André Luiz Oliveira. Os títulos deverão ser vistos nos horários fixados na grade de programação que ficarão disponíveis para visualização até a meia-noite do mesmo dia, à exceção dos filmes que compõem as sessões de homenagem à cineasta mineira radicada em Brasília, Tânia Quaresma, que fez sua passagem em julho, aos 71 anos. Além das exibições, haverá show de abertura e lives com realizadores e convidados do festival.

Mission Joy.

O festival com quase uma década de existência é a principal janela de exibição do Brasil para lançamento, circulação, discussão e reflexão da experiência da transformação pessoal a partir da imagem audiovisual. São filmes que investigam a subjetividade, propõem um mergulho na interioridade de cada um e oferecem novas camadas de conhecimento sobre temas relevantes da contemporaneidade. Para esta oitava edição, o festival contribui de modo generoso para a circulação cinematográfica, trazendo uma seleção de 11 filmes, dos quais seis lançamentos nacionais, além de outros inéditos em circuito nacional.

Agniyogana. Mountain Homa.

A primeira estreia é a que abre o festival, no dia 1º de dezembro: “Samadhi Road”, produção nacional dos irmãos Daniel e Julio Hey. O documentário nasce após a criação do selo Irmãos Ahimsa, com o objetivo de realizar projetos documentais fundados em uma cultura de não-violência (ahimsa) e de autoconhecimento. Este longa-metragem é o primeiro nascido no contexto da produtora. “Samadhi Road” é, de certa forma, autobiográfico, pois coloca os diretores no caminho da busca por sabedoria diante de entrevistados como os músicos Gilberto Gil e Sonny Rollins, a filósofa Agnes Heller e o líder espiritual Mooji.

Psychonaut.

A segunda produção que estreia no festival é o muito aguardado “Meeting the Beatles in India”, documentário do canadense Paul Saltzman, que resgata o excepcional e não-planejado encontro do realizador com os Beatles em 1968, durante o período em que o quarteto de Liverpool se recolheu no ashram do guru Maharishi Mahesh Yogi, na Índia, para aprender sobre a meditação transcendental. Cerca de 50 anos depois, ele revisita para este documentário aquele momento, com colaboração de David Lynch e a narração de Morgan Freeman.

Samadhi Road.

Na sequência das estreias do Festival Internacional Cinema e Transcendência, há ainda o documentário “The Seeds of Vandana Shiva”, de James e Camilla Beckett, sobre a ativista e intelectual indiana Vandana Shiva que, com seu trabalho ambientalista de conservação de sementes ancestrais, desafiou a grande indústria alimentícia, representada em grande parte pela Monsanto. O quarto filme inédito da mostra, “Mission: Joy”, de Louie Psihoyos e Peggy Callahan, é não só um documentário espiritual, como espirituoso, conduzido pelo encontro de grandes lideranças da espiritualidade moderna: o líder tibetano, Dalai Lama, e o arcebispo anglicano sul-africano Desmond Tutu.

Tenzo. All Japan Soto Young Priests Association.

Completam a seleção de estreias os títulos norte-americanos “Beijing Spring“, de Andy Cohen, sobre o levante de artistas e escritores em protesto à repressão do novo governo chinês; e “The Way of The Psychonaut“, de Susan Hess, em uma autocinebiografia sobre como ela encontrou os caminhos místicos da consciência, a partir de experiências psicodélicas proposta pelo trabalho e pesquisa do psiquiatra tcheco Stanislav Grof.

Beijing Spring. Chi Xiaoning.

Inéditos em circuito nacional, compõem ainda a programação do Festival “In the Fire of Dancing Stillness“, de Renata Keller, acerca do encontro da diretora com a mística, filósofa e ativista indiana Vimala Thakar; “Agniyogana“, da diretora e instrutora de yoga australiana Emma Balnaves, que investiga a arte perdida do Hatha Yoga clássico; “Tenzo“, documentário japonês de Katsuya Tomita, que acompanha o caminho de dois monges após o desastre de Fukushima; “Death Makes Life Possible“, de Mark Krigbaum, no qual acompanha as investigações da antropóloga e cientista Marilyn Schlitz sobre os mistérios da vida e da morte; e Andrei’s Maria, média-metragem sueco sobre o retorno da atriz Guðrún Gísladóttir à locação onde ela atuou para o filme “O Sacrificio“, de Andrei Tarkovsky.

Programação:

01/12 – quarta

20h – Show de Abertura “Dharmachakra”, do grupo Garana Eletroacústica (plataforma da mostra e YouTube do Banco do Brasil)

21h – Filme: Samadhi Road (plataforma da mostra)

02/12 – quinta

19h – Filme: In the Fire of Dancing Stillness (plataforma da mostra)

03/12 – sexta

19h – Filme: Meeting the Beatles in India (plataforma da mostra)

04/12 – sábado

17h – Bate papo: ‘Aquilombamento’, com Lazzo Matumbi e curadores (YouTube do Banco do Brasil e do Festival)

19h – Filme: Mission Joy: Finding Happiness in Troubled Times (plataforma da mostra)

05/12 – domingo

15h – Filme: Agniyogana (plataforma da mostra)

17h – Debate: Yoga, a escolha de um caminho, com Leandro Castello Branco e Patrick Van Lammeren (Instagram do Festival)

19h – Filme: The Seeds of Vandana Shiva (plataforma da mostra)

06/12 – segunda

19h – Filme: Tenzo (plataforma da mostra)

07/12 – terça

19h – Filme: Beijing Spring (plataforma da mostra)

08/12 – quarta

19h – Filme: The Way of the Psychonaut (plataforma da mostra)

09/12 – quinta

18h – Filme: Samadhi Road (plataforma da mostra)

20h – Vivência: Processo criativo com Daniel Hey e Julio Hey, diretores de Samadhi Road (Instagram do Festival)

10/12 – sexta

19h – Filme: Mission: Joy – Finding Happiness in Trroubled Times (plataforma da mostra)

11/12 – sábado

15h – Filme: Andrei’s Maria (plataforma da mostra)

17h – Debate: ‘Tânia Quaresma, muito além de uma cineasta’, com André Luiz Oliveira e Roselí Araújo (YouTube do Banco do Brasil e do Festival)

19h – Filme: Death Makes Life Possible (plataforma da mostra)

12/12 – domindo

17h – Vivência: Processo criativo com o diretor de Meeting the Beatles in India, Paul Saltzman (YouTube do Banco do Brasil e do Festival)

19h – Filme: Meeting the Beatles in India (plataforma da mostra)

Diariamente – Homenagem a Tânia Quaresma

Filmes disponíveis a qualquer momento, durante o curso do Festival na plataforma da mostra e no site do CCBB em bb.com.br/cultura

Nordeste: Cordel, Repente, Canção

Mosteiro Zen Pico de Raios (sessão acessível)

Nísia Floresta – A Mulher à Frente de Seu Tempo

Tokuda