Encerramento do Festival de Cinema de Brasília homenageia os 20 anos de Baile Perfumado e da retomada do cinema de Pernambuco.

De 21 a 27 de setembro.

Fotos: Fred Jordão. Divulgação.
Fotos: Fred Jordão. Divulgação.

O 49º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, anunciou o filme foi escolhido para a noite de encerramento. O longa-metragem Baile Perfumado é um divisor de águas no cinema pernambucano, marcando a retomada da atividade cinematográfica no estado após 20 anos de estagnação.

O filme saiu da 29º edição do evento, em 1996, como o grande vencedor, recebendo os Candangos de Melhor Filme, melhor cenografia e melhor ator coadjuvante (para Aramis Trindade). O filme poderá ser (re)visto no dia 27 de setembro, na noite da cerimônia de premiação.

Still Baile Perfumado
Baile Perfumado possui íntima relação com o movimento mangue beat, que revelou nomes da música brasileira como Chico Science e Fred 04. Ambos adotaram a proposta de valorização do aspecto regional e da cultura de raiz como elemento fundador do contemporâneo. Logo nas primeiras imagens do filme, mostrando o cangaceiro Lampião e seu bando, a música de Chico Science adianta que veremos, na tela, um filme que atualiza o cangaço e sua luta social, contra a miséria e a esperança de mudança.

Realizado em 1996, Baile Perfumado deu início ao terceiro ciclo de produção cinematográfica no Recife – os outros dois ocorreram na década de 1920, o Ciclo do Recife (marcado pela produção de cinema mudo), e na década de 1970, o Ciclo Super-8. O festival acontece de 21 a 27 de setembro.