Festival Centenário do Cinema Indiano.

Moner Mamush. Divulgação.
Moner Mamush. Divulgação.

O Festival Centenário do Cinema Indiano acontece de 19 a 23 de agosto, no Museu Nacional da República, com entrada franca e classificação indicativa livre. Os cem anos da criação de Bollywood são celebrados com uma programação que exibe filmes premiados em diversos festivais e inéditos no país.

Bollywood é a maior indústria de filmes do mundo e ganhou este nome em referência aos filmes produzidos em Mumbai, antiga Bombaim, que se compara ao sucesso de Hollywood, o que gerou outros apelidos para pólos cinematográficos na Índia, como Tollywood (de Andrha Pradesh) e Pollywood (Punjab), dentre outros.

A mostra já passou por Curitiba e de Brasília segue para Manaus, Goiânia, Pirenópolis, Belo Horizonte e São Paulo.  Todos os filmes têm legendas em português e todos têm classificação etária livre.

Programação:

Centenário do Cinema Indiano

Sinopses:

Só se vive uma vez, de Zoya Akhtar  – 156 min.

Três inseparáveis amigos de infância fazem uma viagem pela Espanha para celebrar a despedida de solteiro de um deles

Moner Manush de Goutam Ghoshi – 150 min

A vida e a obra de Fakir Lalan Shah, poeta, cantor e líder espiritual de uma seita baseada na tradição hindu, budista e islâmica, na Índia do século 19.

A tartaruga, uma encarnação de Girish Kasarvalli – 156 min.

Um funcionário público representa Gandhi em uma série de TV; papel que lhe traz fama e riqueza, mas transforma sua vida pacata.

Acorda, Sid de Ayan Mukherji – 136 min.

Rapaz boa-vida de Mumbai reprova na faculdade e se vê obrigado a trabalhar, enquanto se envolve amorosamente com uma amiga.

Pai de R Balki -141 min.

Jovem de 12 anos sofre de uma doença que causa envelhecimento acelerado. Uma reviravolta no destino o coloca casualmente em contato com seu pai, que ele nunca conheceu.

Serviço: Festival Centenário do Cinema Indiano.
Data: De 19 a 23 de agosto
Local: Museu Nacional da República
Entrada Franca
Classificação Indicativa Livre.