Dona Gracinha da Sanfona circula pelo DF com o Forró dos Velhinhos.

Até 14 de agosto.

Fotos: Sérgio Moraes. Divulgação.
Fotos: Sérgio Moraes. Divulgação.

O projeto Forró dos Velhinhos chega a terceira edição como um projeto que vai circular pelo Núcleo Bandeirante, São Sebastião, Planaltina, Sobradinho I e Plano Piloto. A ideia é capitaneada por Dona Gracinha da Sanfona. A estreia será no sábado, 9 de julho, no Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes, em Sobradinho.

O projeto nasceu para incentivar a inclusão social do idoso e promover a expansão do acesso da pessoa com deficiência à produção cultural do DF. O objetivo é visitar os asilos públicos de diversas regiões do Distrito Federal para apresentações de forró, com muita música, animação e dança.

A ideia é simples, mas o resultado pode ser visto no sorriso ou nos olhos de cada pessoa que o projeto atinge. Os idosos se identificam muito com o show de Dona Gracinha, pois o repertório conta com serestas antigas, samba canção e chorinhos que fazem com que as lembranças das suas vidas sejam revisitadas por meio das músicas.

Nesta edição, houve a preocupação com acessibilidade nos asilos. “Para os idosos com deficiência visual haverá áudio descrição, que é a arte de transformar imagens em palavras abrindo uma janela para o mundo das pessoas com deficiência”, explica Cássia Lemes, coordenadora do projeto.

forro dos velhinhos
Serviço: Forró dos Velhinhos com Dona Gracinha da Sanfona
Datas e locais:
Sábado, 9/7, às 17h- Lar dos Velhinhos Bezerra de Menezes (Sobradinho)
Sexta, 15/7, às 15h, Casa do Vovô (Plano Piloto)
Domingo, 17/7, às 15h, Abrigo do Idoso (Núcleo Bandeirante)
Sábado, 23/7, às 16h, CREVIN (Planaltina)
Sexta, 29/7, às 14h30, COSE – Centro de Convivência e Sócioeducativa (Planaltina)
Sábado, 30/7, às 16h, Casa do Candango – Lar São José (Sobradinho)
Domingo, 14/8, às 16h, Lar dos Velhinhos Maria Madalena (Núcleo Bandeirante)