Brasília sedia o II Festival de Cinema Transcendental.

Divulgação.

O II Festival do Cinema Transcendental acontece de 26 a 29 de março na Sala Martins Pena“O objetivo é a promoção de filmes e vídeos que remetem à espiritualidade, aos fatos que a ciência não pode explicar, e a busca da religiosidade em cada um”, explica Lucas de Pádua, coordenador do evento.

A segunda edição traz pré-estreia do longa-metragem “Área Q”, uma co-produção Estados Unidos/Brasil, é um suspense transcendental de ficção científica com uma abordagem espiritualista. Sua estreia em circuito comercial está marcada para o dia 13 de abril. A programação ainda inclui o longa de produção sueca, “O Moinho e a Cruz”, o documentário “Cartas Psicografadas por Chico Xavier” e o longa inédito “E a vida Continua…”, baseado no livro homônimo de Chico Xavier, dirigido por Paulo Figueiredo.

Mostra Competitiva de Curta-metragem reúne o trabalho de diretores de todo o país, que concorrem  ao Troféu Luz, entregue para os ganhadores de Melhor Curta do Festival, Melhor Direção e Melhor Curta do Júri Popular. A premiação está marcada para o dia 29 de março. O Festival de Cinema Transcendental é uma iniciativa da ONG Estação da Luz, – co-produtora e produtora dos filmes “Chico Xavier” e “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito” e “As Mães de Chico Xavier”.

Programação:

Classificação indicativa dos filmes: Livre

Dia 26 (segunda)

19h – Abertura do Festival / Apresentação artística – Flávio Fonseca, renomado artista brasileiro (maestro, compositor, arranjador, cantor, instrumentista e produtor)

19h30 – Pré-estreia “Área Q”

SINOPSE:  Thomas Matthews, jornalista estadunidense investigativo respeitado pela coragem na busca da verdade e em crise desde o desaparecimento de seu filho, Peter, é enviado por seu editor para investigar a veracidade do aparecimento de OVNIS e de contatos extraterrestres de primeiro, segundo e terceiro graus em Quixeramobim e Quixadá, duas cidades do interior do Ceará – a área Q. Seu contato com um fazendeiro, João Batista, sabedor de tudo sobre os fenômenos em atividade, irá colocá-lo frente a revelações que ele jamais esperava saber e que abalam por completo o seu ceticismo.

O FILME: Rodado em locações em Fortaleza, Quixadá e Quixeramobim e também em Los Angeles, se originou de histórias de avistamentos, abduções e encontros de pessoas com discos voadores no sertão cearense. O enredo une a ficção científica com elementos espiritualistas tratando da mudanças que são aguardadas nos tempos atuais.

Dia 27 (terça)

19h – Mostra de Curtas

20h  O Moinho e a Cruz

SINOPSE: Flandres (hoje Bélgica), século 17, época da ocupação espanhola. Enquanto constrói o quadro A Procissão Para o Calvário, o artista Pieter Bruegel, o Velho, vai se inspirando em personagens e fatos históricos para compor a sua obra. Judas, um fazendeiro, um burguês se tornam vivos na pintura, assim como uma amiga serve de inspiração para a Virgem Maria. No quadro ele vai expressando as dores, os tormentos, os confrontos religiosos e os fatos que marcaram a vida humana na Idade Média.

O FILME: Drama histórico filmado em locações fantásticas na Polônia, Áustria e Nova Zelândia, tendo, sempre, como pano de fundo um gigantesco quadro de Pieter Brugel pintado a mão. Quadro e filme retratam a arte flamenga do século 16.

Dia 28 (quarta)

19h –Mostra de Curtas

20h – Cartas Psicografadas por Chico Xavier

SINOPSE: As dores das perdas de entes queridos e uma busca de um sentido para o fim da existência. Os dramas vividos por mães e pais que perderam filhos, irmãos, maridos e familiares e recorreram ao médium Chico Xavier como forma de alento e conforto à dor e receberam uma explicação espiritual para a morte através de cartas psicografadas, as quais estabeleceram os elos da verdade da vida após a morte. Um sentido para a passagem da vida.

O FILME: Documentário de longa-metragem baseado em depoimentos de dezenas de pessoas que procuraram o médium e dele receberam, através de cartas, contato com os seus entes amados. Os depoimentos foram registrados em São Paulo, em 2007.

Dia 29 (quinta)

19h – Apresentação artística – Alexandre Paredes, cantor e compositor de Brasília. Também compõe música popular brasileira e instrumental.

19h30 – E a Vida Continua…

SINOPSE: Ernesto, 50 anos, sobrevivente de uma tragédia pessoal, conhece, em circunstâncias dramáticas, Evelina, uma mulher com a metade de sua idade. Amargurado e vivendo como se fosse um fugitivo de si mesmo e escondendo sempre o sorriso, ele se encanta pela mulher. Mas ela leva, também, uma vida conturbada e, sofrendo com o marido infiel acha que não tem mais nenhuma razão para viver. Apoiando-se mutuamente e entre a vida e a morte eles têm de enfrentar uma nova prova na existência.

O FILME: Transposição do livro E A Vida Continua…, do espírito André Luiz, psicografado pelo médium Chico Xavier.

 

Serviço: II Festival de Cinema Transcendental

Data: De 26 a 29 de março de 2012

Local: Sala Martins Pena do Teatro Nacional

Ingresso: 2kg de alimento não perecível

Os ingressos do festival devem ser trocados de dois quilos de alimento não perecível, nos postos de troca: LBV, FEDF, Comunhão Espírita.

FEDF

Sede Sudoeste: QMSW 05 Lote 05 – Sudoeste

Fone / Fax: 3344 8237

LBV

SGAS 915, lote 74 — Asa Sul

Comunhão Espírita

Avenida L2 Sul, Quadra 604, Lote 27

CLN 107 Bl. D Loja 13 – Asa Norte

Site: www.cinematranscendental.com.br

Twitter: @ctranscendental