Cine Brasília recebe a imperdível mostra “Isabelle Huppert – 70 anos em 7 filmes”

Salve-se quem puder (a vida). Divulgação.

Ela nasceu em Paris, no dia 16 de março de 1953, e é uma das maiores atrizes do mundo. Para o diretor Claude Chabrol, ela sempre foi “a maior”. A francesa Isabelle Huppert completa 70 anos e recebe uma homenagem do Cine Brasília, com a realização da mostra “70 Anos em 7 Filmes” dedicada a ela.

Um assunto de mulheres.

A iniciativa é uma parceria com o cinema Petra Belas Artes (SP). A partir do dia 16/03, próxima quinta-feira (sessões sempre às 15h), o público brasiliense poderá assistir a sete títulos dos mais icônicos da carreira da atriz.

Madame Bovary.

Os filmes são: Um Assunto de Mulheres (1988), Madame Bovary (1991), e Mulheres Diabólicas (1995), os cults Salve-se Quem Puder (a Vida) (1980), de Jean-Luc Godard; “Amateur” (1994), de Hal Hartley; e Fique Comigo (2015), de Samuel Benchetrit e A visitante francesa, de Hong Sang-soo.

Mulheres Diabólicas.

Em “Amateur”, Huppert conseguiu o papel principal escrevendo para o diretor Hal Hartley e implorou por um papel em seu próximo filme. Ele, então, escreveu o filme com a personagem principal imaginada especialmente para ela, uma ex-freira chamada Isabelle que tenta se aventurar como escritora de contos eróticos e acaba se envolvendo numa inusitada teia de violência e perseguição.

Amateur.

Além dos sete filmes que celebram os 70 anos de Huppert, o Cine Brasília acrescentou mais um na lista e exibe, também, Belas Promessas, segundo longa-metragem de Thomas Kruithof, no qual Huppert vive uma pressionada prefeita do subúrbio de Paris, que enfrenta o maior desafio da sua vida, correndo o risco de ver destruída a impecável reputação que construiu ao longo de anos na política.

Asphalte.

Sinopses:

Salve-se Quem Puder (a Vida) (Sauve qui peut (la vie)

1980, 87 min, drama, 12 anos, cor, francês (legendado)

Diretor – Jean-Luc Godard

Elenco – Isabelle Huppert, Jacques Dutronc, Nathalie Baye

Sinopse – As histórias de três personagens se cruzam, em uma análise das relações sexuais em meio à sociedade: Paul, um produtor de televisão, Denise, a sua colaboradora e ex-namorada, e Isabelle, uma prostituta de quem Paul já foi cliente.

Um Assunto de Mulheres (Une affaire de femmes)

1988, 108 min, drama/romance, 14 anos, cor, francês (legendado)

Diretor – Claude Chabrol

Elenco – Isabelle Huppert, François Cluzet, Marie Trintignant

Sinopse – Sob a ocupação, Marie, modesta mãe de dois filhos e cujo marido está na prisão, vive apertada. Um dia, ajuda sua vizinha Lucie a interromper uma gravidez indesejada por solidariedade. Devido às dificuldades que passa, isso se torna rapidamente o verdadeiro trabalho de Marie. Ela passa a cobrar para fazer abortos, o que gera consequências graves.

Madame Bovary (Madame Bovary)

1991, 143 min, drama/romance, 14 anos, cor, francês (legendado)

Diretor – Claude Chabrol

Elenco – Isabelle Huppert, Jean-François Balmer, Christophe Malavoy

Sinopse – Emma é filha de um pequeno proprietário de terras e sonha com a vida glamurosa dos romances. Ela se casa com um médico de situação razoável, mas não se adapta a um cotidiano sem maiores emoções e começa a gastar e a ter amantes.

Mulheres Diabólicas (La Cérémonie)

1995, 111 min, drama/mistério, 16 anos, cor, francês (legendado)

Diretor – Claude Chabrol

Elenco – Sandrine Bonnaire, Isabelle Huppert, Jean-Pierre Cassel

Sinopse – Sophie, uma mulher eficiente, mas fria e calculista, vai trabalhar como empregada doméstica para a exigente senhora Lelièvre. Um dia, conhece Jeanne, uma funcionária muito intrometida dos Correios, e ambas começam uma relação criminosa.

Amateur (Amateur)

1994, 105 min, drama, 16 anos, cor, francês (legendado)

Diretor – Hal Hartley

Elenco – Isabelle Huppert, Martin Donovan, Erica Gimpel

Sinopse – Isabelle é uma ex-freira ninfomaníaca, porém virgem, que escreve contos pornográficos. Aguardando um sinal divino, ela conhece Thomas Ludens, um misterioso desmemoriado que não lembra sequer do próprio nome. Juntos eles tentam desvendar o obscuro passado de Ludens, que envolve filmes pornôs, arquivos secretos, perseguições e tentativas de assassinato.

Fique Comigo (Asphalte)

2015, 100 min, drama/comédia, 12 anos, cor, francês (legendado)

Diretor – Samuel Benchetrit

Elenco – Isabelle Huppert, Gustave Kervern, Valeria Bruni Tedeschi,

Sinopse – Numa periferia da França, em um prédio com o elevador quebrado, três pessoas que vivem sozinhas têm sua rotina alterada: um homem, que devido a uma “overdose” de bicicleta ergométrica, acaba numa cadeira de rodas e conhece uma misteriosa enfermeira do plantão noturno; um adolescente, cujos pais estão sempre ausentes, se envolve com a nova vizinha, uma atriz de cinema com idade para ser sua mãe; e uma imigrante argelina, que aguarda a saída de seu único filho da prisão, acolhe um astronauta americano que cai do espaço e bate à sua porta.

A Visitante Francesa (Da-reun na-ra-e-seo)

2012, 89 min, drama, 12 anos, cor, francês, coreano, inglês (legendado)

Diretor – Hong Sang-soo

Elenco – Isabelle Huppert, Joon-sang Yoo, Jung Yu-mi, Youn Yuh-jung

Sinopse – Em uma praia nublada da costa sul-coreana, uma estudante de cinema escreve três histórias diferentes, porém todas elas vividas por uma mesma francesa chamada Anne, que chega àquele lugar e se envolve de diferentes maneiras com personagens nativos.

A Visitante Francesa.

Mostra Isabelle Huppert – 70 anos em 7 filmes
De 16 a 22 de março com sessões sempre às 15 horas
Cine Brasília (EQS 106/107 Sul)
Ingressos: R$ 10 (meia) e R$ 20 (inteira).