Caixa Cultural recebe sul coreana Kyungso Park para única apresentação.

15 de agosto.

Foto: Nah Seongryul.

A compositora Kyungso Park é uma referência quando se trata do gayageus, instrumento musical de origem coreana bastante assemelhado às cítaras, com cerca de doze cordas. Brasília recebe única apresentação da artista no dia 15 de agosto (quarta), no projeto Solo Música, na Caixa Cultural.

Kyungso Park é compositora, virtuose renovadora da longa tradição do gayageum, instrumento milenar da cultura coreana e também conhecido como kayagum. Iniciou-se em música ao piano, com três anos de idade. Só aos 16 anos passou a tocar o gayageum, aprendendo a música popular e tradicional coreana (pungnyu e sanjo). É doutora em Música pela Universidade Nacional de Artes da Coreia do Sul e Universidade Nacional de Seul, e detentora do prêmio “Soorim Culture Award”, em 2014.

Desde sua estreia como solista em 2008, sua música atravessa livremente as fronteiras entre música tradicional e contemporânea. Em 2004, formou o Aura – trio de gayageum especializado em repertório contemporâneo. Em 2005, passa a integrar o conjunto de jazz fusion The Oriental Express, com o qual gravou seis CDS. Em “CosmoBreeze”, seu primeiro EP solo lançado em 2008, tentou misturar gayageum com a música house, o que teve um forte impacto nos músicos da música tradicional sul-coreana. Seu status de solista e compositora foi consolidado com o lançamento de “This Is Not Gayageum” (Dung-tta, 2012).

Ela se apresenta nos principais teatros e festivais da Coreia do Sul. Fez turnês pela Alemanha, Argentina, Áustria, Brasil, China, Espanha, Estados Unidos, Holanda, Irlanda, Inglaterra, Itália e Noruega. Foi artista residente nos eventos Air-Krems (Áustria, 2011), OneBeat Fellow (Estados Unidos, 2012), Festival da Serrinha (São Paulo, 2015) e no GCC (Coreia do Sul, 2014-2016). Dividiu palco com artistas de diferentes países como o saxofonista inglês Andy Sheppard, os norte-americanos Blitz the Ambassador e Dafnis Prieto, a coreana Kim Chaek, os austríacos Michael Bruckner e Rebnal Deppe e os brasileiros Benjamin Taubkin, Carlos Malta, Jaques Morelembaum e Marcos Suzano.

Solo Música – Kyungso Park
Data: 15 de agosto (quarta) às 20 horas
Local: Caixa Cultural (SBS quadra 4, lotes 3/4 – Edifício anexo à Matriz da Caixa)
Ingressos: R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia-entrada para estudantes, professores, funcionários e clientes Caixa e pessoas acima de 60 anos)
Duração: 80 minutos
Classificação indicativa: Livre
Capacidade: 406 lugares
Acesso para pessoas com deficiência
Informações: (61) 3206-6456.