A mostra “CCBB em Cartaz – Retrospectiva Lars von Trier” chega ao Cine Brasília e CCBB.

Lars von Trier. Divulgação.

Renato Acha

O cineasta Lars von Trier sempre causou impacto dentro e fora das telas, vide suas polêmicas declarações no Festival de Cannes, no ano passado. Suas criações transcendem o inesperado e promovem imagens e roteiros estonteantes e por vezes incômodos. O público brasiliense ganha uma oportunidade única de contemplar grande parte de sua obra com a mostra CCBB em Cartaz – Retrospectiva Lars von Trier, com temporada de 17 de janeiro a 5 de fevereiro no Cine Brasília e de 25 de janeiro a 5 de fevereiro no CCBB.

A programação integra o 1º Festival Internacional de Arte de Brasília e apresenta títulos raros com entrada franca e senhas distribuídas uma hora antes do início de cada sessão. A primeira edição do CCBB em Cartaz, realizada no ano passado foi um sucesso estrondoso e exibiu filmes de diversos diretores. O Cine Brasília e o CCBB devem ficar novamente lotados com filmes fora do circuito comercial.

“No primeiro evento percebemos que as salas ficaram lotadas e por isso colocamos em prática a ideia de ampliar o acesso fechando a parceria com o Cine Brasília. A parceria deu tão certo que a mostra do von Trier será realizada nos dois espaços”, explica Paula Sayão, gerente geral do CCBB Brasília.

A retrospectiva traz curtas e longas-metragens de autoria do diretor, duas temporadas da minissérie “O Reino” (1994), o curta-metragem “Dimension”, um ambicioso projeto não concluído do diretor, retomado 33 anos depois para ser finalizado.

Os documentários “Tranceformer” são uma espécie de biografia do artista e “The Humiliated” (1999), making of do seu filme “Os Idiotas (1995), e “The Purified” (1995), que trata do movimento Dogma 95, um manifesto de von Trier e outros cineastas dinamarqueses por um cinema menos comercial e mais real.

O público vai poder conferir desde películas de sua formação, como “Epidemia” (87), marcada pelo rigor formalista ou “Os Idiotas”, um marco em sua carreira, até “Dogville” (2003), com Nicole Kidman, primeiro filme de uma trilogia intrigante que cutucou até os mais antenados e arrebatou prêmios como o European Film Awards, Prêmio David Di Donatello e Bodil Awards.

Quando se fala de melodrama ganham destaque “Dançando no Escuro” (2000), Palma de Ouro e prêmio de melhor atriz para Björk em Cannes, e o polêmico “Anticristo” (2009) e “Melancolia” (2011), cuja exibição e entrevista coletiva em Cannes causaram um paradigma na carreira do diretor, que foi expulso após declarações politicamente incorretas à respeito de Hitler.

“É de sua natureza ser irônico e provocativo”, declarou Peter Schepelern (foto) na ocasião. O professor de von Trier vem à cidade para um debate sobre o cineasta e o movimento Dogma 95. Schepelern tem 66 anos e leciona na Universidade de Copenhagen desde 1970, além de guardar consigo um dos primeiros curtas-metragens que seu pupilo fez aos 9 anos de idade.

São dezoito dias de exibição, quando o Cine Brasília irá receber as películas em 35mm e a sala de cinema do CCBB exibirá os filmes que só estão disponíveis, no Brasil, em beta e DVD, dentre eles os documentários e a minissérie de Lars.

Veja abaixo a lista completa das obras:

1 – Dogville (Dogville), de Lars von Trier

(Dinamarca, Espanha, Suécia, Inglaterra, França, Alemanha, Holanda, Noruega, Finlândia, 2003. 178’, 35mm / 16 anos

2 – Os idiotas (Idiotern)

de Lars von Trier (Dinamarca, Espanha, Suécia, França, Holanda, Itália, 1998. 117′) 35mm /   18 anos

3 – Os humilhados (De ydmydede) de Jesper Jargil

(Dinamarca, 1999. 79′) vídeo digital / 14 anos

4 – Europa (Europa) de Lars von Trier

(Dinamarca, Espanha, Suécia, França Alemanha, Suíça, 1991. 112′) 35mm / 16 anos

5 – Epidemia (Epidemic) de Lars von Trier  (Dinamarca, 1987. 106′) 35mm /  16 anos

6 – Anticristo (Antichrist) de Lars von Trier

(Dinamarca, Alemanha, França, Suécia,

Itália, Polônia, 2009. 108′) 35mm / 18 anos

7 – O grande chefe (Direktoren for det hele / The Boss of it all) de Lars von Trier

(Dinamarca, Suécia, Islândia, Itália, França,

Noruega, Finlândia, Alemanha, Espanha, 2006. 99′) 35mm / 16 anos

8 – Dançando no escuro (Dancer in the Dark) de Lars von Trier

(Dinamarca, Argentina, Alemanha, itália, Estados Unidos, Inglaterra, França, Suécia, Finlândia, Islândia e Noruega, 2000. 140′)  35mm / 16 anos

9- Ondas do destino (Breaking the Waves) de Lars von Trier

(Dinamarca, Espanha, Suécia, França, Holanda, Noruega, Islândia,1996, 159′) / 16 anos

10 – Manderlay (Manderlay) de Lars von Trier

(Dinamarca, Suécia, Holanda, França,  Alemanha, Inglaterra, Itália, 2005. 139′) 35mm /16 anos

11 – Reino I (Riget), de Lars von Trier e Morten Arnfred

(Dinamarca, França, Alemanha, Suécia, 1994, 16mm, cor, 265′  exibição em DVD / 18 anos

12 – Reino II (Riget II), de Lars von Trier e Morten Arnfred

(Dinamarca, França, Alemanha, Suécia, Itália, Noruega,

1997, vídeo, cor, 286′ exibição em DVD / 18 anos

13 – Tranceformer, um retrato de Lars von Trier

(Tranceformer, a portrait of Lars von Trier) – de Stig Björkman e Fredrick von Krusenstjerna (Suécia, Dinamarca, 1997. 52′)  35mm / 14 anos

14 – Dimensões, 1991-2024 (Dimensions, 1991-2024)

de Lars von Trier (Dinamarca 2010. 27′) digital / 14 anos

15 – As cinco obstruções (De fem benspaend)

de Jørgen Leth (Dinamarca, Suíça, Bélgica, 2003. 90′) / 35 mm / 14 anos

16 – Melancolia (Melancholia), de Lars von Trier

(Dinamarca, Suécia, França, Alemanha, 2011. 136′) / 35mm / 14 anos

17 – Profissões (Occupations) de Lars von Trier

(Dinamarca, França, 2006. 5′) DVD / 16 anos

18 – Os Purificados (De lutrede) de Jesper Jargil

(Dinamarca, 2003. 74′) Exibição em beta / 14 anos

19- Medea (Medéia), de Lars von Trier

(Dinamarca, 1988, 75’) / 16 anos

**O filme será exibido com áudio original e legendas em inglês

20 – Elemento de um crime (Forbrydelsens element), de Lars von Trier

Dinamarca, 1984, 35mm, cor/pb com tingimento, 104’ / 14 anos

Sinopses:

Anticristo (Antichrist), de Lars von Trier

Dinamarca/Alemanha/França/Suécia/Itália/Polônia, 2009, 35mm, cor/pb, 108’ | Legendas em português

Willem Dafoe, Charlotte Gainsbourg, Storm Acheche Sahlstrøm

Devastado com trágica morte de seu único filho, ainda bebê, casal se muda para uma casa no meio da floresta tentando superar o episódio por meio do isolamento. Mas os questionamentos do marido, psicanalista, sobre a dor do luto e o desespero de sua esposa desencadeiam uma espiral de desentendimentos e agressões entre eles, enquanto a natureza parece se manifestar ao redor de forma misteriosa e assustadora. Uma investigação psicológica sobre os relacionamentos conjugais, o homem versus a natureza e o masculino versus o feminino, conduzida em clima de filme de terror. Vencedor da Palma de Ouro de Melhor Atriz no Festival de Cannes.

Os Cinco obstáculos (De Fem benspænd), de Lars von Trier e Jørgen Leth

Dinamarca/Suíça/Bélgica/França, 2003, 35mm, cor/pb, 90’ | Legendas em português | Exibição em DVD

Jørgen Leth, Lars von Trier, Claus Nissen, Majken Algren Nielsen

O cineasta dinamarquês Jørgen Leth é desafiado por seu conterrâneo Lars von Trier a fazer cinco refilmagens de sua obra-prima, o curta-metragem The Perfect human, de 1967, respeita uma série de restrições sucessivamente impostas pelo desafiante. As obstruções impostas por von Trier a seu colega e ídolo incluem a de refazer o filme como um desenho animado ou filmando em locação nas ruas de Havana, Cuba. Exercício de estilo e poder, o documentário tenta desvendar as concessões e as limitações que os realizadores enfrentam para viabilizarem suas produções.

Dançando no escuro (Dancer in the dark), de Lars von Trier

Dinamarca/Alemanha/EUA/Inglaterra/França/Espanha/Itália/Argentina/Holanda/Suécia/Islândia/Noruega/Finlândia, 2000, 35mm, cor, 140’ | Legendas em português

Björk, Catherine Deneuve, David Morse, Peter Stormare, Joel Grey, Jean-Marc Barr, Udo Kier

Jovem imigrante tcheca, portadora de uma doença hereditária que a faz perder gradualmente a visão, trabalha em uma fábrica têxtil nos Estados Unidos, guardando todo seu salário para um dia pagar a cirurgia do filho de doze anos, também ameaçado pela cegueira. Seus vizinhos e colegas ajudam-na tanto quanto possível, mas, quando um deles se vê em dificuldades, resolve roubar-lhe todas suas economias. A partir daí, uma série de acontecimentos trágicos se sucedem. Para escapar à sua triste realidade, a jovem se refugia em fantasias repletas de música e dança. Vencedor da Palma de Ouro de no Festival de Cannes de 2000, o filme é uma profunda subversão das convenções do gênero musical.

Co-autora e intérprete da trilha sonora, a cantora islandesa Björk também conquistou a Palma de Ouro de Melhor Atriz e teve sua canção “I’ve seen it all” indicada ao Oscar da categoria.

Dimension 1991-1997, de Lars von Trier

Dinamarca, 2010, vídeo digital , cor, 27’ | Legendas em português | Exibição em DVD

Jean-Marc Barr, Katrin Cartlidge, Eddie Constantine, Udo Kier, Stellan Skarsgård

Fruto de um ambicioso projeto abandonado pelo cineasta Lars von Trier, que consistiria em gravar com atores recorrentes em sua obra três minutos de cenas não-roteirizadas a cada ano, durante 33 anos, este curta-metragem reúne o que seriam as primeiras sequências deste longa inacabado, captadas entre 1991 e 1997. Após abandonar o projeto em 1998, Trier autorizou em 2010 o lançamento do material já filmado e pré-editado como um curta-metragem autônomo, por iniciativa do Danish Film Institute. A trama que se esboça propõe uma situação típica de filmes de gangster, com diversos personagens sinistros envolvidos em fugas e apostas em cavalos. Mostra como a passagem dos anos afeta o estilo de filmar do diretor que passa do tom contemplativo, sombrio e operístico de seus primeiros anos, em que a influência do mestre soviético Andrey Tarkovsky era mais nítida, para o estilo despojado, marcado pelo humor negro e pela filmagem com câmera na mão, de seus filmes pré e pós-Dogma 95.

Dogville, de Lars von Trier

Dinamarca/Suécia/Inglaterra/França/Alemanha/Holanda/Noruega/Finlândia, 2003, 35mm, cor, 178’ | Legendas em português

Nicole Kidman, Lauren Bacall, Paul Bettany, James Caan, Stellan Skarsgård, Blair

Brown, Jeremy Davies, Ben Gazzara, Philip Baker Hall, Chloë Sevigny

Perseguida por um bando de gângsteres, uma jovem fugitiva chega à pequena cidade de Dogville, um lugarejo nas Montanhas Rochosas. Com o apoio de um rapaz, porta-voz dos habitantes, ela é acolhida pela comunidade. Em troca de esconderijo, é forçada a realizar pequenos serviços para o grupo. No entanto, à medida que a perseguição e o risco de escondê-la aumentam, os moradores da cidade passam exigir cada vez mais recompensas e sujeita-la a inúmeras humilhações. Com uma “mise-en-scène” inovadora, o filme se desenrola em um espaço cenográfico abstrato, com os cenários substituídos por indicações representando as ruas do vilarejo, as casas e alguns objetos.

Elemento de um crime (Forbrydelsens element), de Lars von Trier

Dinamarca, 1984, 35mm, cor/pb com tingimento, 104’ | Legendas em português

Michael Elphick, Esmond Knight, Me Me Lai, Jerold Wells

Depois de viver por anos no Cairo, ex-policial retorna à Europa a pedido de seu antigo mentor, que precisa de ajuda para solucionar uma série de assassinatos envolvendo vendedores de bilhetes lotéricos. Guiado pelas teorias e pelos métodos controversos exposto num livro escrito pelo chefe, o policial refaz os passos do principal suspeito. Por um caminho semeado de armadilhas, numa Europa sombria e apocalíptica, ele chegará à verdade. Primeiro longa-metragem dirigido por Trier, o filme foi também a primeira realização lançada comercialmente nos cinemas e o primeiro título de sua “Trilogia Europa”, que se completa com Epidemia e Europa, ambos também presentes nesta mostra.

Epidemia (Epidemic), de Lars von Trier

Dinamarca, 1987, 35mm, cor/pb, 106’ | Legendas em português | Exibição em DVD

Allan De Waal, Ole Ernst, Michael Gelting, Udo Kier, Lars von Trier, Niels Vørsel

Cineasta chamado Lars von Trier, interpretado pelo próprio diretor, está envolvido na produção de um filme de terror sobre uma epidemia que devasta o planeta. Realidade e ficção começam a se confundir e a epidemia torna-se uma ameaça verdadeira. Segunda parte da “Trilogia Europa”, que se completa com Elemento de um crime e Europa, ambos também presentes nesta mostra.

Europa, de Lars von Trier

Dinamarca/Espanha/Suécia/França/Alemanha/Suíça, 1991, 35mm, cor/pb, 112’ | Legendas em português

Jean-Marc Barr, Barbara Sukowa, Eddie Constantine, Max von Sydow, Udo Kier

Ambientado no ano zero da Alemanha pós-guerra, o filme narra a história de um jovem americano de descendência germânica que chega ao país ocupado para assumir um novo emprego, disposto a iniciar uma nova vida. Seu cotidiano toma outro rumo quando ele se apaixona por uma jovem, filha de um industrial e integrante de um grupo terrorista conhecido como “Os Lobisomens”. 

O Grande chefe (Direktøren for det hele), de Lars von Trier

Dinamarca/Suécia/Islândia/Itália/França/Noruega/Finlândia/Alemanha/Espanha, 2006, 35mm, cor, 99’ | Legendas em português

Jens Albinus, Peter Gantzler, Iben Hjejle, Jean-Marc Barr, Benedikt Erlingsson, Louise Mieritz, Anders Hove

Para respaldá-lo em decisões impopulares, o dono de uma empresa de tecnologia de informação finge ser apenas mais um funcionário e cria um chefe fictício e ausente, que sempre leva a culpa perante os seus colegas pelo que ocorre na empresa. Porém, ao decidir vender a companhia, ele se vê diante de um problema: os futuros compradores exigem negociar com o chefe pessoalmente. Para resolver a situação, o dono decide contratar um ator para se fazer passar pelo patrão misterioso. A sua presença no ambiente de trabalho, porém, desencadeia uma série de confusões.

The Humiliated (De Ydmygede), de Jesper Jargil

Dinamarca, 1999, vídeo digital, cor, 79’ | Legendas em português | Exibição em Beta SP

Espécie de “making of” do filme Os Idiotas, este documentário acompanha os bastidores daquela controversa filmagem, retratando seu singular processo criativo e a gênese de uma das obras-síntese do movimento Dogma 95. Trabalhando como assistente de câmera naquela produção, o diretor Jesper Jargil documentou as filmagens com uma proximidade e honestidade raramente vistas neste tipo de documentário, complementado por depoimentos autênticos do diretor ao seu audio-diário. O resultado é um retrato divertido e revelador do método criativo de Trier, de seu temperamento intempestivo e de sua turbulenta relação com os atores com quem trabalha.

Os Idiotas (Idioterne), de Lars von Trier

Dinamarca/Espanha/Suécia/França/Holanda/Itália, 1998, 35mm, cor, 117’ | Legendas em português

Bodil Jorgensen, Jens Albinus, Anne Louise Hassing, Troels Lyby, Nikolaj Lie Kass, Henrik Prik

Grupo de amigos saudáveis e de bom nível social se muda para uma propriedade nos subúrbios de Copenhagen, onde passam a se comportar propositalmente como doentes mentais, constituindo uma comunidade dedicada a exacerbar a idiotice como modo de vida. Agindo o tempo todo como se fossem portadores de debilidade mental, não apenas na relação com as outras pessoas, mas também entre si, eles julgam estar se colocando à parte dos valores nos quais se funda a sociedade capitalista contemporânea e expondo a hipocrisia e o preconceito de seus concidadãos.

Manderlay, de Lars von Trier

Dinamarca/Suécia/Holanda/Franca/Alemanha/Inglaterra/Itália, 2005, 35mm, cor, 139’ | Legendas em português

Bryce Dallas Howard, Isaach De Bankolé, Danny Glover, Willem Dafoe, Lauren Bacall, Jean-Marc Barr, Jeremy Davies

Após deixar a cidade de Dogville acompanhada de seu pai, um poderoso gângster, a jovem Grace chega aos portões de uma fazenda no Alabama, sul dos Estados Unidos, chamada Manderlay. Lá, embora a escravatura já tenha sido oficialmente abolida, ela se depara com uma estrutura de trabalho arcaica e decide envolver-se nas lutas entre patrões e empregados, apenas para descobrir que os laços que regem estas relações são bem mais complexos do que ela pensava.

Melancolia (Melancholia), de Lars von Trier

Dinamarca/Suécia/Alemanha/França, 2011, 35mm, cor, 136’ | Legendas em português

Kirsten Dunst, Charlotte Gainsbourg, Kiefer Sutherland, Charlotte Rampling, John Hurt, Alexander Skarsgård, Stellan Skarsgård, Udo Kier

Um planeta chamado Melancolia está prestes a colidir com a Terra, o que poderia resultar na completa destruição de nosso planeta. Esta notícia abala profundamente uma jovem que está prestes a se casar, recolhida na propriedade de campo de sua família juntamente com sua irmã, seu cunhado e seu sobrinho. Em depressão profunda, a jovem vê sua relação com os familiares deteriorar-se enquanto ela se entrega à apatia. Sua irmã, por outro lado, faz o possível para manter a calma e as aparências, embora secretamente se desespere com a incerteza sobre o futuro da humanidade. Último longa-metragem concluído pelo diretor Lars von Trier até o momento, o filme conquistou a Palma de Ouro de Melhor Atriz no Festival de Cannes para Kirsten Dunst.

Ondas do Destino (Breaking the Waves), de Lars Von Trier

Dinamarca/Espanha/Suécia/França/Holanda/Noruega/Islândia, 1996, 35mm, cor, 159’ | Legendas em português

Emily Watson, Stellan Skarsgård, Katrin Cartlidge, Jean-Marc Barr, Udo Kier

No norte rural da Escócia, uma jovem com distúrbios psíquicos se apaixona e se casa com um dinamarquês que trabalha em uma plataforma de petróleo. A família dela não conhece o homem, mas tem esperanças de que ele possa acalmar os seus surtos. Porém, ele sofre um acidente de trabalho que quebra seu pescoço e o deixa paraplégico, incapacitado para o serviço. Preso ao espaço de sua própria casa, ele passa a pressionar a mulher para que ela procure amantes e lhe conte detalhes de suas relações sexuais com eles. Sentindo-se culpada por ter desejado ardentemente o retorno do marido na ocasião de seu acidente, ela cede aos seus desejos e se torna vítima de sua manipulação. Vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes, o filme foi também indicado ao Oscar de Melhor Atriz.

Profissões (Occupations), de Lars von Trier

França, 2007, 35mm, cor, 3’ | Legendas em português | Exibição em DVD

Jacques Frantz, Lars Von Trier

Durante uma sessão de gala de seu filme Manderlay, o cineasta Lars Von Trier é perturbado por um espectador sentado ao seu lado na platéia, que insiste em falar, durante a projeção, a respeito de seu sucesso profissional.

Cada um com seu cinema, produzido pelo Festival de Cannes por ocasião de seu 60º aniversário, formado por 33 curtas-metragens de três minutos sobre o ato de ir ao cinema, dirigidos por cineastas consagrados como Manoel de Oliveira, Wim Wenders, Gus Van Sant, David Cronenberg, Roman Polanski, Walter Salles, David Lynch, Amos Gitai, Abbas Kiarostami e Takeshi Kitano, entre outros.

The Purified (De Lutrede), de Jesper Jargil

Dinamarca, 2003, vídeo digital, cor, 74’ | Legendas em português | Exibição em Beta SP

Documentário sobre o movimento Dogma 95 que reúne os quatro cineastas responsáveis pelo manifesto, Søren Kragh-Jacobsen, Kristian Levring, Thomas Vinterberg e Lars von Trier, para refletir sobre sua criação enquanto assistem a trechos de seus filmes realizados de acordo com os preceitos técnicos e estéticos que eles estabeleceram naquela ocasião. Por meio de seus depoimentos e do debate, eles reavaliam suas propostas e o legado do movimento. O resultado é um retrato único da mente criativa desses realizadores e um importante documento histórico sobre um dos mais férteis e inovadores períodos da cinematografia escandinava e do cinema contemporâneo.

Medea (Medéia), de Lars von Trier

(Dinamarca, 1988, 75’)

Udo Kie, Kirsten Olesen, Henning Jensen, Solbjørg Højfeldt, Preben Lerdorff Rye, Baard Owe, Ludmilla Glinska, Vera Gebuhr, Jonny Kilde, Richard Kilde, Dick Kaysø, Mette Munk Plum

Adaptação de Lars von Trier, feita para a TV dinamarquesa, da peça teatral de Eurípedes. Conta a história de Medéia, uma mulher desprezada e abandonada, e a sua  vingança é terrível e sem precedentes.

O Reino I (Riget), de Morten Arnfred e Lars von Trier

Dinamarca/Alemanha/França/Suécia, 1994, 16mm, cor, 265’ | Legendas em português | Exibição em DVD

Ernest-Hugo Järegård, Kirsten Rolffes, Holger Juul Hansen, Ghita Nørby, Baard Owe, Peter Mygind, Laura Christensen, Udo Kier

O maior e mais avançado hospital da Dinamarca, conhecido como “O Reino”, torna-se palco de acontecimentos estranhos quando forças sobrenaturais começam a se manifestar no local. A razão para as ocorrências remontam ao ano de 1919, quando Dr. Krüger assassinou ali sua filha ilegítima. Agora, décadas mais tarde, pessoas ouvem pedidos de socorro de uma menina ao andar pelos corredores do hospital. Enquanto isso, uma paciente sensitiva esforça-se para fazer o espírito da garota descansar, uma médica passa a desconfiar de que está grávida da reencarnação do Dr. Krüger e um médico tenta conseguir um fígado contaminado para suas pesquisas. Concebido originalmente como uma minissérie de 4 episódios para a televisão, O Reino conquistou tanta repercussão junto a público e crítica que originou a criação de uma segunda temporada e passou a ser exibido em festivais internacionais como um filme de longa duração.

O Reino II (Riget II), de Morten Arnfred e Lars von Trier

Dinamarca/Suécia/Itália/Noruega/Alemanha/França, 1997, vídeo, cor, 286’ | Legendas em português | Exibição em DVD

Ernest-Hugo Järegård, Kirsten Rolffes, Holger Juul Hansen, Ghita Nørby, Baard Owe, Peter Mygind, Laura Christensen

Segunda temporada da minissérie sobre um imenso hospital assombrado dirigida por Lars von Trier para a televisão dinamarquesa. Nesta nova etapa, os espíritos que se manifestam no local ganham corpo, a velha paciente que parece ser a única certa da existência deles sofre um acidente e uma médica tem um filho que pode ser a reencarnação de um sinistro médico que trabalhara ali muitas décadas antes. Apesar do imenso sucesso, a série não teve continuação por conta da morte de um de seus protagonistas, o que acabou por deixar a trama inconcluída. Contudo, a repercussão internacional da produção levou a uma refilmagem norte-americana, também em formato de minissérie para televisão, re-batizada de Kingdom Hospital e adaptada pelo escritor Stephen King.

Tranceformer – A Portrait of Lars Von Trier, de Stig Bjorkman e Fredrik von Krusenstjerna

Suécia/Dinamarca, 1997, 35mm, cor/pb, 52’ | Legendas em português | Exibição em DVD

Lars Von Trier, Morten Arnfred, Jean-Marc Barr

Documentário que apresenta um perfil biográfico e íntimo do cineasta Lars von Trier, realizado no momento em que ele começava a despontar no cenário internacional, graças à repercussão da minissérie televisiva O Reino, do longa-metragem Ondas do destino e do manifesto Dogma 95, do qual ele foi um dos signatários. Realizado pelo crítico de cinema sueco Stig Bjorkman ao longo de um período de mais de dois anos, o filme acompanha o cineasta em situações de trabalho, descanso e lazer e reúne depoimentos reveladores do artista e de seus colaboradores.

PROGRAMAÇÃO

CINE BRASÍLIA – 17 de janeiro a 05 de fevereiro de 2012

 

TERÇA (17)

Dogville 178 min. 19:30

QUARTA (18)

Ondas do Destino 159 min. 19:30

QUINTA (19)

Os Idiotas 117 min. 19:30

SEXTA (20)

Dançando no Escuro 140 min. 19:30

SÁBADO (21)

Dogville 178 min. 17:00
Manderlay 139 min. 20:30

DOMINGO (22)

O Grande Chefe 99 min. 17:00
Anticristo 108 min. 19:30

TERÇA (23)

Melancolia 136 min. 19:30

QUARTA (25)

Maderlay 139 min. 19:30

QUINTA (26)

Daçando no Escuro 140 min. 19:30

SEXTA (27)

O Grande Chefe 99 min. 19:30

SÁBADO (28)

Ondas do Destino 159 min. 14:40
Melancolia 136 min. 18:00
Sessão Seguida de Debate com o professor Peter Schepelern com a palestra intitulada “Um gênio do escândalo”

DOMINGO (29)

Os Idiotas 117 min. 17:00
Dançando no Escuro 140 min. 19:30

TERÇA (31)

Anticristo 108 min. 19:30

QUARTA (01)

Dogville 178 min. 19:30

QUINTA (02)

Manderlay 139 min. 19:30

SEXTA (03)

Os Idiotas 117 min. 19:30

SÁBADO (04)

O Grande Chefe 99 min. 17:00
Anticristo 108 min. 19:30

DOMINGO (05)

Ondas do Destino 159 min. 17:00
Melancolia 136 min. 20:30

CCBB – 25 de janeiro a 05 de fevereiro de 2012

 

QUARTA (25)

Elemento de um Crime

104 min.

16:30

Epidemia

106 min.

18:30

Europa

112 min.

20:30

QUINTA (26)

Medea*

76 min.

16:00

O Reino I – parte I

129 min.

17:30

O Reino I – parte II

143 min.

20:00

SEXTA (27)

O Reino II – parte I

177 min.

16:00

O Reino II – parte II

212 min.

18:50

SÁBADO (28)

Profissões + Dimension 1991-1997

30 min.

16:30

The Purified

72 min.

17:30

Os Cinco Obstáculos

92 min.

19:00

The Humiliated

79 min.

21:00

DOMINGO (29)

Tranceformer – A portrait of Lars Von Trier

52 min.

17:00

Elemento de um Crime

104 min.

18:30

The Purified

72 min.

20:40

TERÇA (31)

Elemento de um Crime

104 min.

16:20

Epidemia

106 min.

18:30

Europa

112 min.

20:50

QUARTA (01)

The Humiliated

79 min.

17:00

Tranceformer – A portrait of Lars Von Trier

52 min.

19:00

Profissões + Dimension 1991-1997

30 min.

20:20

Os Cinco Obstáculos

92 min.

21:00

QUINTA (02)

The Purified

72 min.

17:00

The Humiliated

79 min.

19:00

Epidemia

106 min.

21:00

SEXTA (03)

Europa

112 min.

17:00

Os Cinco Obstáculos

92 min.

19:00

Tranceformer – A portrait of Lars Von Trier

52 min.

21:00

SÁBADO (04)

O Reino I – parte I

129 min.

15:30

O Reino I – parte II

143 min.

18:00

Medea*

76 min.

21:00

DOMINGO (05)

Profissões + Dimension 1991-1997

30min.

15:00

O Reino II – parte I

177 min.

16:00

O Reino II – parte II

212 min.

18:50

*O filme Medea será exibido com o áudio original e legenda em inglês

 

Serviço: CCBB em Cartaz: Retrospectiva Lars von Trier

Local: Cine Brasília:  EQS 106/107 (Asa Sul) e CCBB (Setor de Clubes Sul, Trecho2, Lote 22)

Telefone: CCBB: (61) 3108-7600. Cine Brasília: (61) 3244-1660

Ingressos: Entrada gratuita. Senhas serão distribuídas na bilheteria do CCBB e do Cine Brasília com uma hora antecedência.