Mostra Senado Documento.

A TV Senado comemora 15 anos com a Mostra Senado Documento que acontece de 5 e 9 de abril no Museu Nacional. Durante os cinco dias serão exibidos os documentários que marcaram a trajetória da emissora em diversas áreas, como Literatura, História do Brasil, Arquitetura, Música e Antropologia. As sessões serão sempre seguidas por debates com renomados especialistas na área e toda a programação tem entrada franca.

O documentário, importante instrumento de conhecimento, amplia a capacidade do espectador de compreender a realidade à sua volta estimulando a reflexão. Tais características, associadas ao poder de mobilização social que tem a televisão, revelam o potencial do gênero para suscitar a discussão de temas de interesse da sociedade. Com essa perspectiva, a Mostra Senado Documento quer divulgar as produções do canal e discutir a realização de documentários no Brasil.

A TV Senado foi criada em 1996 com o objetivo de cobrir as atividades parlamentares do Senado Federal. Sua abrangência aumentou e hoje a tevê alcança todo o território nacional; permanece 24 horas no ar e tem um público potencial de 64 milhões de telespectadores. Entre os programas de sua grade estão os documentários, produções que resgatam fatos da vida política e social do Brasil.

Programação:

5 de abril (terça)

19 h – Cerimônia de Abertura

20h – NIEMEYER POR NIEMEYER. Direção de Deraldo Goulart (Distrito Federal), 2007, 32 minutos. O filme revela o pensamento de um dos homens mais admirados de seu tempo. Um Niemeyer trabalhador, generoso, artista, político e polêmico. O mestre das curvas, que desafia o espaço na amplidão dos vãos livres, deixa claro que não gosta de falar sobre arquitetura, mas fala com entusiasmo da grandeza do universo perante o ser humano.

20h40 – Debate sobre a produção de documentários televisivos no Brasil com a cineasta e professora da Universidade de Brasília, Érika Bauer; com o cineasta paraibano radicado em Brasília, Manfredo Caldas, e o diretor do Núcleo de Documentários da TV Senado, Deraldo Goulart.

6 de abril (quarta)

19h – RELATOS DA SEQUIDÃO. Direção de Maurício Melo (Distrito Federal), 2010, 60 minutos. A obra destaca a primorosa capacidade de Graciliano Ramos de relatar uma história e registra sua passagem pela administração pública como prefeito de Palmeira dos Índios (AL). Por meio de depoimentos de escritores, artistas e políticos, o documentário resgata a vida e a obra do escritor.

20h – Bate-papo com Maurício Melo

7 de abril (quinta)

19h–LÉVI-STRAUSS, SAUDADES DO BRASIL. Direção de Maria Maia (Distrito Federal), 2005, 1h52min. Documentário ficcionado, mostrando a experiência brasileira do grande pensador francês, de quase 100 anos de idade. Entrevistas com o próprio Lévi-Strauss, com Jean Malaurie, seu primeiro editor, e outros. Conta ainda com a participação especial de Caetano Veloso e da atriz Juliana Carneiro da Cunha.

21h – Bate-papo com Maria Maia

8 de abril (sexta)

19h – JANGO EM 3 ATOS. Direção de Deraldo Goulart (Distrito Federal), 2008, 2h15min. O documentário mostra a vida, o governo e o exílio do ex-presidente João Goulart no Uruguai e na Argentina. Também apresenta depoimentos que revelam como as ditaduras agiram de modo coordenado na América do Sul.

21h15 – Bate-papo com Deraldo Goulart

9  de abril (sábado)

19h – DE BATUTAS E BATUCADAS. Direção de João Carlos Fontoura (Distrito Federal), 2009, 52 minutos. O filme enfoca o trabalho do compositor Heitor Villa-Lobos para aproximar a música erudita das manifestações culturais brasileiras. Relembra a passagem do maestro inglês, Leopold Stokowski, e de sua orquestra pelo Brasil.

20h – Bate-papo com João Carlos Fontoura

Serviço: Mostra Senado Documento

Data: 5 a 9 de abril de 2011 (terça a sábado)

Local: Auditório II, do Museu Nacional do Conjunto Cultural da República, Setor Cultural Sul, Lote 2, térreo (Esplanada dos Ministérios).

Entrada franca.

Informações: (61) 3303.1556 / lorenams@senado.gov.br, com Lorena Maria (Núcleo de Documentários da TV Senado).