O projeto Vídeo:Verso Cineclube apresenta o ciclo MusiCaos – Gênero ao Avesso aos domingos com entrada franca

A atuação de ótimos curadores nos anos 80 e 90 cumpriu um papel seminal na formação estética e crítica de muita gente na cidade. Entre os que frequentaram regular e apaixonadamente as salas do Conic, da Cultura Inglesa e da Academia de Tênis está o psicanalista Luiz Buff, curador do projeto Vídeo:Verso Cineclube.

Nascido em plena pandemia, fruto da parceria entre Buff e a fomentadora cultural e diretora de teatro Miriam Virna, o Vídeo:Verso Cineclube traz para os anos 2020 a proposta de um espaço de formação em cultura e estética através da exibição de filmes que vão além do entretenimento puro e simples. O nome do projeto combina a ideia de ver o que há por trás das coisas (o popular vide o verso para maiores informações) com um convite para descobrir a gama de registros poéticos que a produção cinematográfica mundial alcança.

Adotando a estrutura de ciclos de quatro filmes unidos por um tema, o cineclube apresentou até agora três mostras: Novo Cinema Chileno, cobrindo a excelente produção recente do vizinho, com temas e questões relevantes também para o Brasil; Amor! (Zero Açúcar), que abarcou filmes que tratam do fenômeno amoroso sem a artificialidade característica das comédias românticas; e Álgido Norte: Real e Ideal em Rubem Östlund, em que a filmografia do diretor serviu à análise da distância entre teoria e prática dos valores civilizatórios nos países ocidentais.

O Vídeo:Verso Cineclube está sediado no Infinu Comunidade Criativa, na 506 sul, sempre com entrada franca. Outras marcas das exibições são as pipocas ao curry feitas pelo próprio curador e as conversas entre a plateia e os organizadores após as exibições.

Abrindo as atividades de 2022, o projeto apresenta o ciclo MusiCaos – Gênero ao Avesso, focado nas apropriações subversivas do gênero musical feitas por grandes diretores como Carax, Trier, Resnais e Coppola. As sessões ocorrem semanalmente aos domingos, com início às 16:00.

06,13,20 e 27 de fevereiro
Domingos às 16 horas
Infinu (506 Sul)
Ingressos gratuitos