Festival Slow Filme ganha primeira edição em Brasília e faz Vakinha para cobrir os gastos de realização.

Todas as atividades e sessões de cinema serão gratuitas.

Mais que mel. Divulgação.

O Festival Slow Filme vai ganhar sua primeira edição em Brasília. A programação vai contar com 20 filmes inéditos e premiados, workshops e degustações.  Para colaborar com os recursos para cobrir todos os gastos do festival, que é único no Brasil, a produção promove uma Vakinha.

Único festival internacional brasileiro a relacionar cinema e gastronomia, inspirado nos conceitos do movimento Slow Food. É Slow Filme – Festival Internacional de Cinema, Alimentação e Cultura Local, que vem sendo realizado desde 2010, anualmente, na charmosa cidade de Pirenópolis, em Goiás, sempre com grande repercussão de mídia. Em 2019, ano em que o evento completa 10 anos de existência, a Objeto Sim Projetos Culturais, empresa que concebeu e realiza o evento – na pessoa das jornalistas/produtoras Gioconda Caputo e Carmem Moretzsohn – decidiu que é o momento de crescer! E optou pela transferência do festival para Brasília, cidade que é sinônimo de cinema e que tem demonstrado crescente interesse pela gastronomia e pela sustentabilidade. A curadoria é do crítico e professor de cinema, Sérgio Moriconi.

Slow Filme inclui exibições de filmes – em sua maioria inéditos em Brasília e no Brasil -, seguidas de palestras com realizadores ou especialistas no assunto apresentado na tela, oficinas, degustações e feira de produtos produzidos de acordo com os conceitos do Slow Food, movimento segundo o qual o alimento deve ser bom, limpo e justo: bom de sabor, limpo para o meio ambiente e justo para com quem produz. O festival tem promovido a estreia no Brasil de títulos premiados em grandes festivais como Berlim, Nova York e San Sebastián. São filmes que aliam qualidade técnica e estética a um discurso vigoroso. A programação inclui curtas, médias e longas-metragens de ficção, animação e documentários, muitos deles assinados por grandes mestres do cinema mundial.

Em sua primeira edição em Brasília, as exibições ocorrerão, com entrada franca, no maior palco do cinema brasileiro, o Cine Brasília, com extensão para o Espaço Cultural 508 Sul (ou outros espaços mais convenientes para acolher, por exemplo, oficinas gastronômicas), onde acontecerão atividades extras como workshops e oficinas. Todas as atividades e sessões de cinema serão gratuitas.