“A França no Olhar do Brasil” traz uma excelente programação de filmes até dezembro.

Como parte do projeto A França no Olhar do Brasil, a Embaixada da França apresenta uma seleção dos melhores clássicos franceses escolhidos por onze grandes nomes do cinema brasileiro como Cacá Diegues, Débora Bloch, João Moreira Salles, Luiz Carlos Barreto, Nelson Pereira Santos e Walter Salles, entre outros.

Os filmes são projetados no Espaço Le Corbusier da Embaixada da França em Brasília, sempre às quartas-feiras, com apresentação do professor e crítico de cinema Sérgio Moriconi que também coordena um debate ao final de cada sessão.

A programação que segue até dezembro conta com filmes de Robert Bresson, Jean-Luc Godard, Louis Malle, Abdelattif Kechiche, entre outros. Para agosto, os filmes escolhidos foram A esquiva e Amantes Constantes, de Philippe Garrel, escolhidos por Lúcia Murat.

Os filmes selecionados fazem parte do acervo da Cinemateca da Embaixada da França que há 43 anos busca difundir as obras cinematográficas francesas nas instituições culturais do país. O acervo é constituído por mais de 400 filmes legendados em português, entre documentários e ficções, emprestados anualmente a cerca de quatrocentas instituições culturais e educativas de todo o país.

Programação:

Agosto:
04/08 – A esquiva
18/08 – Amantes Constantes

Setembro:
01/09 – O batedor de carteiras
15/09 – As damas do bosque Bolougne
29/09 – A grande testemunha

Outubro:
13/10 – O processo de Joana d’Arc
27/10 – Ascensor para o cadafalso

Novembro:
10/11 – Trinta anos esta noite
24/11 – Alphaville

Dezembro:
08/12 – O demônio das onze horas