Catharsis.

Foto: Isabel Pina. Divulgação.

O espetáculo Catharsis, encenado pelo grupo brasiliense En classe et en  scène, ligado à Universidade de Brasília, tem destaque na programação da Semana da Francofonia, com duas apresentações no dia 21 de março (segunda) às 16 e às 20 horas no Teatro Eva Hertz (Livraria Cultura do Shopping Iguatemi), com entrada franca.

O texto inédito do autor Gustave Akakpo faz uma reflexão sobre a colonização da África, com a ação localizada em um cemitério, que envolve o público em um ritual de purificação que visa o fim da guerra e o renascimento do país em algum lugar do continente.

Foto: Isabel Pina. Divulgação.

A alegoria domina o espetáculo, que conta com uma cerimônia vodu durante a qual se desenvolve o processo da África através de uma mãe prostituída que negligenciou seus filhos, que se deixou comprar pelo imperialismo ocidental e que se arrasta pela sombra com um animal. Seu ritual de purgação simbólica implica o encontro com seus três filhos durante o qual a língua de Gustave Akakpo passa pela exaltação, derrisão, depressão e renascimento.

A trupe En classe et en scène é formada por alunos do curso de francês da UnB e dos CILs (Centros Interescolares de Línguas) e por alunos do curso de Artes Cênicas também da Universidade de Brasília, sob coordenação de Maria da Glória Magalhães dos Reis, professora adjunta do Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução (LET) da UnB.

Serviço: Espetáculo teatral Catharsis, com o grupo En classe et en scène

Data: 21 de março de 2011 (segunda) às 16 e às 20 horas

Local: Teatro Eva Hertz (Livraria Cultura do Shopping Iguatemi)

Entrada Franca

Mais informações: www.francofonia.org.br