Cinema alternativo ganha destaque no “CCBB em Cartaz – Chegou a Brasília”.

Jean Michel Basquiat: The Radiant Child. Divulgação.
Renato Acha
O circuito do cinema alternativo vê um crescente número de produções em uma plataforma que lança novos talentos e consagra nomes relevantes da cena. Este é o foco do CCBB em Cartaz – Chegou a Brasília, em cartaz de 9 a 21 de outubro.
Beaufort. Divulgação.
A programação apresenta 14 filmes do circuito alternativo que serão exibidos pelo período de duas semanas. No catálogo há títulos de sete distribuidoras: a Festival Filmes, a Lume Filmes, a Moro Filmes, a Pandora Filmes, a Petrine Filmes, a Tucuman Distribuidora e a Vitrine Filmes. O exigente público brasiliense tem fama de gostar deste circuito e vai ter acesso a filmes que ainda não tiveram sua estreia comercial na cidade, além de contar com algumas pré-estreias.
Árvore. Divulgação.

O Encontro da Distribuição Alternativa acontece na quarta (17 de outubro) às 18 horas, com a presença de André Sturm (Pandora Filmes), Diana Moro (Moro Filmes), Frederico Machado (Lume Filmes), Priscila Rosário (Tucuman Distribuidora), Raffaele Petrini (Petrini Filmes), Silvia Cruz (Vitrine Filmes) e Suzy Capó (Festival Filmes) – representantes das distribuidoras – promovem uma mesa de debate para discutir os rumos da distribuição alternativa, tendo em vista o aumento da produção independente e as alternativas para que esses filmes cheguem ao seu público.

História que só existem para ser lembradas. Divulgação.

Confira os filmes selecionados:

Vitrine Filmes

Histórias que Só Existem Quando Lembradas – Julia Murat (Brasil, Argentina e França)

Jotuomba fica localizada no Vale do Paraíba, no estado do Rio de Janeiro. Nos anos 30 as até então ricas fazendas de café foram à falência, derrubando a economia local. Madalena (Sônia Guedes), uma velha padeira, continua vivendo na cidade. Ela é muito ligada à memória de seu marido morto, que está enterrado no único cemitério local, hoje trancado. Sua vida começa a mudar quando Rita (Lisa E. Fávaro), uma jovem fotógrafa, chega na cidade.

La Vida Útil – Fererico Veiroj, (Uruguai)

Jorge tem 45 anos de idade e ainda vive com seus pais. Nos últimos 25 anos de sua vida ele trabalha no departamento de arquivos da Cinemateca de Montevideo, monta a programação de filmes, dá suporte técnico e ainda comanda um programa de cinema em uma estação de rádio. Jorge não tem nenhuma experiência em outro trabalho que não seja com filmes. E um dia Jorge perde o emprego. A partir de então ele busca uma forma de alterar seu modo de vida a fim de se adaptar a um novo mundo que surge à sua frente. Mas, seja como for, Jorge percebe que são justamente os filmes que irão ajudá-lo a sobreviver.

La Vida Útil. Divulgação.

Pandora Filmes

Beaufort, Joseph Cedar (Israel)

Sul do Líbano. Ao longo dos séculos o castelo de Beaufort foi controlado pelos mais diversos exércitos, que estiveram no comando da região. Em 2000, após 18 anos de ocupação, as tropas de Israel deixarão o local. O jovem Liraz Liberti, de apenas 22 anos, é escolhido como último comandante da antiga base. Entretanto, o que deveria ser uma retirada tranquila é ameaçada pelo gênio explosivo de Liraz, que pode pôr tudo a perder.

A Árvore, Julie Bertucelli (França/Australia)

Em uma pequena aldeia na Austrália, um casal vive com seus quatro filhos. Logo no início da trama, uma tragédia: o pai morre bem diante da filha menor, Simone. Em meio à depressão que se segue, Simone consegue apoio numa fuga para enganar a tristeza: ela passa a acreditar que o espírito de seu pai encarnou na enorme figueira ao lado de sua casa. Porém, a vida precisa seguir em frente, e Simone precisa crescer.

Amor em Trânsito. Divulgação.

Tucuman Distribuidora de Filmes

Amor em Trânsito, Lucas Blanco, (Argentina)

Em Buenos Aires, Mercedes finaliza as etapas que a levarão a Barcelona e a um novo namorado, que está a sua espera. Mas por coincidência ela tromba em Ariel, que se transforma em uma companhia muito agradável. Em paralelo, Juan chega à Argentina depois de muitos anos fora. Ele não consegue se acertar com a mulher que estava à procura, e em vez disso acaba conhecendo Micaela.

Jean-Michel Basquiat: The Radiant Child, Tamra Davis (EUA)

Um jovem de classe média baixa que se aventura em Nova York no período de maior efervescência da sua cultura pop, conquista as pessoas com sua personalidade e sua arte, sem ter efetivamente essa intenção. Do grafitti underground, entra para os mais badalados círculos de amizade e ganha prestígio pessoal e profissional, tornando – se um dos artistas mais cultuados do momento, mas mantendo a aura sensível de artista, que foi o estopim para o sucesso quase instantâneo e mas também provavelmente aquela que o levaria à decadência e à morte.

O Moinho e a Cruz. Divulgação.

Lume Filmes

O Moinho e a Cruz, Lech Majewski (Polônia e Suécia)

O filme propõe uma recriação inédita e em movimento do quadro “A Procissão para o Calvário” (1564), de Pieter Bruegel, que narra a Paixão de Cristo durante a ocupação espanhola. A história alterna a construção do quadro, narrada por Bruegel (Rutger Hauer), o sofrimento de Jesus, comentado por Maria (Charlotte Rampling), e a vida típica dos camponeses que compunham esta sociedade do século XVI.

Mãe e Filha, Petrus Cariry (Brasil)

Após muitos anos sem se ver, Fátima (Juliana Carvalho) resolve visitar a mãe (Zezita Matos), que vive no interior do sertão nordestino. Junto ela leva seu filho natimorto, em uma tentativa de seguir um ritual fúnebre. Só que sua mãe tem dificuldades em enfrentar o fim das coisas, seja a morte do neto ou o marido que jamais voltou.

Crazy Horse. Divulgação.

Petrini Filmes

Beije-me Outra Vez, Gabriele Muccino (Itália/França)

Depois de dez anos, Carlo e seus amigos se reencontram. A ocasião fortalece laços afetivos, desvenda novos relacionamentos e reacende antigas paixões.

Crazy Horse,  Frederick Wiseman (Eua, França)

Desde a década de 50, o CRAZY HORSE tem vindo a converter-se num lugar essencial da noite parisiense, sendo considerado tão icónico como a Torre Eiffel ou o Louvre.  Filmado ao longo de dez semanas, sob o olhar imaculado de Frederick Wiseman, o documentário permite um acesso total ao perfeccionismo, à exigência e à elegância, que se escondem por detrás da inexpugnável imagem do lendário espectáculo CRAZY HORSE.

Morgue Story – sangue, baiacu e quadrinhos. Divulgação.

Moro Filmes

Morgue Story – sangue, baiacu e quadrinhos, Paulo Biscaia Filho (Brasil)

Ana Argento, uma bem sucedida cartunista está frustrada com sua vida amorosa. Ela conhece, então, dois sujeitos bastante peculiares: Daniel Torres, um médico sociopata e estuprador em série e Tom, um cataléptico crônico que ironicamente vende seguros de vida. Eles se conhecem no necrotério.

Amadores do Futebol, Eduardo Baggio (Brasil)

Amadores do Futebol retrata o universo do futebol amador disputado no Paraná, com suas 56 ligas e aproximadamente 500 times. É um recorte de um fenômeno que ocorre no Brasil inteiro, onde existem cerca de 1.200 ligas e 70 mil times de futebol amador.

As partidas mostradas no documentário servem de pano de fundo para o universo das pessoas envolvidas com o esporte, a vida dos jogadores e torcedores, e a rivalidade entre bairros e até entre cidades.

A Viagem de Lúcia. Divulgação.

Festival Filmes

A Viagem de Lúcia, Stefano Pasetto (Itália e Argentina)

Lea (Francesca Inaudi) é jovem, trabalha em uma fábrica de alimentos, mas espera que algo aconteça para arrancá-la da rotina. Lucia (Sandra Ceccarelli) já não é mais jovem, trabalha como comissária de bordo e tenta ter um filho com o marido, mas sofre de desmaios raros. Lucia é vista como tensa por seu psiquiatra, que pede para ela aproveitar mais a vida. Quando decide dar aulas de piano, Lea entra em sua vida e, apesar de muito diferentes, encontram força uma na outra, desenvolvendo um forte afeto. Quando a jovem arruma um trabalho na Patagônia e vai deixar tudo para trás, Lucia se dá conta que precisa tomar uma decisão para não perder a pessoa que coloriu sua vida novamente.

Eu Matei Minha Mãe, Xavier Dolan, Canadá, 2009

Hubert tem 17 anos e, como acontece com tantos jovens, tem problemas com a mãe. Ele despreza seu gosto kitsch, suas roupas cafonas e até mesmo a forma como ela come. Os mecanismos de manipulação e a culpabilização utilizados por ela também não lhe passam desapercebidos e Hubert se vê progressivamente tomado por uma relação de amor e ódio fora do seu controle. Confuso, ele vaga pela adolescência ao mesmo tempo marginal e típica, repleta de descobertas artísticas, experiências ilícitas, amizades e sexo.

Programação:

DIA

Mostra CCBB em Cartaz- chegou a Brasilia

FILME

 

CI

METRAGEM

INICIO

TERÇA (9)

Histórias que Só Existem Quando Lembradas

10 anos

98

min 16:50
O Moinho e a Cruz

14 anos

92

min 18:50
Beaufort

12 anos

131

min 20:40

QUARTA (10)

A Árvore

12 anos

100

min 15:20
Amor em Trânsito

12 anos

91

min 17:20
Jean-Michel Basquiat: The Radiant Child

16 anos

88

min 19:10
Eu Matei Minha Mãe

18 anos

96

min 21:00

QUINTA (11)

Crazy Horse

16 anos

134

min 16:30
Mãe e Filha

12 anos

80

min 19:00
A Viagem de Lúcia

14 anos

93

min 20:30

SEXTA (12)

La Vida Útil

Livre

67

min 15:30
Amadores do Futebol

12 anos

78

min 17:00
A Viagem de Lúcia

14 anos

93

min 18:40
Morgue Story – sangue, baiacu e quadrinhos

16 anos

78

min 20:40

SÁBADO (13)

Mãe e Filha

12 anos

80

min 14:20
Beaufort

12 anos

131

min 16:00
Crazy Horse

16 anos

134

min 18:30
Eu Matei Minha Mãe

18 anos

96

min 21:00

DOMINGO (14)

Amadores do Futebol

12 anos

78

min 15:00
Histórias que Só Existem Quando Lembradas

10 anos

98

min 16:30
Beije-me Outra Vez

16 anos

139

min 18:20
Amor em Trânsito

12 anos

91

min 21:00

TERÇA (16)

La Vida Útil

Livre

67

min 16:00
Jean-Michel Basquiat: The Radiant Child

16 anos

88

min 17:20
O Moinho e a Cruz

14 anos

92

min 19:10
Mãe e Filha

12 anos

80

min 21:00

QUARTA (17)

Morgue Story – sangue, baiacu e quadrinhos

16 anos

78

min 16:30
Beije-me Outra Vez

16 anos

139

min 18:00
Encontro Distribuição Alternativa 20:30

QUINTA (18)

Amor em Trânsito

12 anos

91

min 17:00
A Árvore

12 anos

100

min 19:00
Eu Matei Minha Mãe

18 anos

96

min 21:00

SEXTA (19)

Beaufort

12 anos

131

min 16:30
La Vida Útil

Livre

67

min 19:10
Histórias que Só Existem Quando Lembradas

10 anos

98

min 20:40

SÁBADO (20)

O Moinho e a Cruz

14 anos

92

min 15:00
Jean-Michel Basquiat: The Radiant Child

16 anos

88

min 16:50
A Viagem de Lúcia

14 anos

93

min 18:40
Beije-me Outra Vez

16 anos

139

min 20:30

DOMINGO (21)

Amadores do Futebol

12 anos

78

min 15:00
Morgue Story – sangue, baiacu e quadrinhos

16 anos

78

min 16:40
A Árvore

12 anos

100

min 18:20
Crazy Horse

16 anos

134

min 20:20

 

Serviço: Mostra CCBB em Cartaz – Chegou a Brasília

Data: De 9 a 21 de outubro de 2012

Local : Cinema do CCBB (SCES, Trecho 2 Conjunto 22)

Horários e classificação indicativa: a conferir na programação

Bilheteria/Informações: Terça a domingo, das 9h às 21h | Telefone: (61) 3108-7600

Ingressos: Entrada franca, mediante retirada de senha com uma hora de antecedência, na bilheteria. Restrito a um ingresso por pessoa. A senha tem validade somente até o início da sessão.