“Chico Mendes Vive!” tem exibição gratuita no Cine Brasília seguida de debate com Vladimir Carvalho e Maria Maia

Divulgação.

Nesta sexta (22 de dezembro), data que marca 35 anos da morte de Chico Mendes, o Cine Brasília faz uma homenagem a esse grande ativista e defensor da Floresta Amazônica.

Narrado em grande parte pelo próprio líder seringueiro, Chico Mendes Vive! traz a trajetória de vida e de luta desse ativista político, sindicalista, seringueiro e ambientalista brasileiro e traz a história da parte ocidental da Amazônia – narrando a saga dos seringueiros do Nordeste seco para o Acre ensombreado e chovido, de então.

Realizado pela cineasta Maria Maia, acreana como Chico Mendes, para a TV Senado, o documentário registra o surgimento da Aliança dos Povos da Floresta (indígenas, seringueiros, extrativistas, ribeirinhos) e a criação das primeiras Reservas Extrativistas, que são a Reforma Agrária para a região amazônica.

Com depoimentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, da ministra Marina Silva, Zuenir Ventura, Gomercindo Rodrigues, Lucélia Santos, Arquilau de Castro Melo, Ilzamar Mendes (viúva de Chico Mendes), entre outros, o filme ainda mostra a trama armada para o assassinato de Chico Mendes e as repercussões no Brasil e no mundo.

Direção: Maria Maia
Produção: Cristina Monteiro e Valeria Fonseca
Realização: TV Senado

Chico Mendes Vive! (1h26”)
Exibição Cine Brasília – Dia 22/12 – 19 horas

Ao final da sessão haverá debate sobre Cinema e Amazônia com o cineasta Vladimir Carvalho e a diretora Maria Maia.