Cine Brasília reabre com cinema nacional.

Faroeste Caboclo. Fotos: Divulgação.
Faroeste Caboclo. Fotos: Divulgação.

A reabertura do Cine Brasília, prevista para esta quarta (4 de setembro), foi adiada para 11 de setembro (quarta) por conta do não cumprimento do prazo para instalação dos assentos. A empresa contratada pela Secretaria de Cultura mediante licitação, não cumpriu o prazo de entrega e estará sujeita a multa sob o valor contratual.

O espaço reabre com um total de 600 assentos, após uma restauração que teve início em 2011 e foi dividida em três etapas. Na primeira, houve a impermeabilização e a instalação de para-raios. Na segunda fase houve a troca das instalações elétricas, hidráulicas e mecânicas e de todo o sistema de ar-condicionado. O espaço foi readequado também para atender às exigências da Lei de Acessibilidade. Rampas, poltronas para obesos, lugares para cadeirantes e piso tátil foram incorporados na reforma.

A ação funciona como um teste para o 46º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, previsto para setembro. A Mostra Cinematográfica do II Festival do Fundo de Apoio à Cultura (FESTFAC) vai exibir dez filmes financiados pelo FAC, até o dia 8 de setembro, sempre em sessão dupla, às 19 e 20 horas.

Rock Brasília. Foto: Marcus Ligocki.
Rock Brasília. Foto: Marcus Ligocki.

Programação:

Dia 11 (quarta):

19:00 – Filme: “Procura-se”  Direção: Iberê Carvalho

Procura-se venceu o prêmio de melhor filme no festival Prix Jeunesse Iberoamericano 2011 e conta a aventura de três crianças que rompem a fronteira social, motivadas pelo sentimento sincero por um cachorrinho de estimação.

Ficção, 14 minutos, 2010.

20:00 – Filme:  “Louco por Cinema” Direção: André Luiz Oliveira

Num hospício em Brasília, os loucos se rebelam: querem fazer cinema. Para conseguir câmera e filme, sequestram uma Comissão de Direitos Humanos. A rebelião é liderada por Lula, que enlouqueceu durante uma filmagem e tenta solucionar o enigma de sua loucura através da magia do cinema. O longa-metragem narra parte da própria experiência do diretor em um manicômio judiciário, onde foi internado nos tempos da ditadura militar. O filme Louco por Cinema foi premiado no Festival de Brasília como Melhor Filme Melhor Ator, Melhor Diretor, Melhor Canção (Cláudio Vinícius) e Prêmio da Crítica.

Comédia, 100min, 1994.

Dia 12 (quinta):

19:00 – Filme: “A arte de andar pelas ruas de Brasília” Direção: Rafaela Camelo

Duas garotas se encontram na cidade e mostram a poesia das coisas simples da vida, vistas pelo olhar das duas adolescentes que começam a experimentar as coisas da idade adulta. O curta-metragem ficou com o 2º lugar do prêmio da Câmara Legislativa, conferido somente as produções do DF.

Ficção, 20min, 2011.

20:00 – Filme: “Rock Brasília” Direção: Vladimir Carvalho

Documentário nacional sobre a trajetória do cenário rock/musical de Brasília nos anos 80, desde os primórdios, das bandas embrionárias até o estouro nacional de Legião Urbana, Capital Inicial e Plebe Rude. Com depoimentos de diversos músicos, familiares e personalidades importantes, o filme revela detalhes sobre a chamada Era de Ouro da cidade e a origem de diversos grupos. A narrativa é leve e bem humorado

Documentário, 111min, 2011.

Dia 13 (sexta):

19:00 – Filme: “Bem Vigiado” Direção: Santiago Dellape

Bira é um garoto que vigia carro e é apaixonado por Josiane, que também vive nas ruas. Ele prepara uma surpresa para conquistá-la. Mas é quando perde o presente que o menino tem uma ideia ainda melhor. Bem Vigiado recebeu o prêmio de Melhor Roteiro no 12º FAM – Florianópolis Audiovisual Mercosul e Menção Honrosa no IX International Yuung Film and Vídeo Festival – IMAGO – Portugal.

Drama,14min, 2007.

20:00 – Filme:  “Cru” Direção: Jimi Figueiredo

Inspirado na peça teatral de Alexandre Ribondi, o filme mostra o acerto de contas entre um forasteiro e um matador de aluguel contratado por ele, em um pequeno açougue no interior do país. O que parece ser um crime encomendado torna-se, então, um inevitável acerto de contas entre os personagens e seus passados.

Ficção, 73min, 2011..

Dia 14 (sábado):

19:00 – Filme: “Ratão” Direção: Santiago Dellape

A narrativa conta a aventura de Goma, um garoto de oito anos que vive com seu tio, um comerciante da Feira dos Importados. Os dois acabam se envolvendo, por acidente, em uma trama que envolve muita ação, fugas, perseguições e desencontros, com um toque de comédia. Dublês profissionais e tiros de festim também dão tom à ficção. Renato Marques (TMTA) assina a produção executiva, João Paulo Procópio (Pavirada Filmes), a direção de produção, Maíra Carvalho, a direção de arte e André Lavenere é responsável pela direção de fotografia. O elenco conta com as atuações de André Deca, Andrade Júnior, Larissa Salgado e Evandro Perissé, além dos atores mirins Matheus Palmieri, Felipe Eloi e Isabela Pedroso. O filme teve estréia nacional na mostra competitiva do 38º Festival de Cinema de Gramado, onde levou o prêmio de Melhor curta Júri popular.

Ficção, 20 min, 2010.

20:00 – Filme: “Subterrâneos” Direção: José Eduardo Belmonte

O filme se passa inteiro no CONIC, em Brasília, uma grande edificação originalmente concebida para ser um shopping center, mas que acabou se tornando um gigantesco e disforme centro comercial, uma espécie de símbolo de Brasília em sua intrincada lógica de paradoxos. Aliás, Subterrâneos é, antes de tudo, um filme sobre o homem e a cidade, tema profunda e historicamente cinematográfico, que aqui ganha contornos de um determinado Brasil contemporâneo urbano e alguns de seus impasses e impossibilidades.

Ficção, 2003, 86 minutos, 2003.

Dia 15 (domingo):

19:00 – Filme: “Deus” Direção: André Miranda

Frango precisou morrer para entender o sentido da vida. O filme foi eleito Melhor Curta – Júri Popular no Disseminação – Mostra de Cinema e Vídeo Experimentais em 2012;
Melhor Curta – Júri Popular no Goiânia Mostra Curtas em 2012;
Prêmio Aquisição Porta Curtas no Festival do Júri Popular em 2013;
Prêmio da Câmara Legislativa no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro em 2012. Ficção, 12 minutos, 2011.

20:00 – Filme: “Faroeste Caboclo” Direção: Renê Sampaio

Faroeste Caboclo leva às telas a saga do personagem João do Santo Cristo, cantada por Renato Russo em um dos maiores sucessos da Legião Urbana. O filme conta a história de um brasileiro comum, João do Santo Cristo, que deixa sua cidade natal e se muda para a Brasília em busca de uma vida melhor. Lá, ele encontra a miséria e o crime, mas também descobre o amor nos braços de Maria Lúcia.

Drama, 100 min, 2013. 

Ratão.
Ratão.

Serviço: Mostra Cinematográfica do II FESTFAC – Festival do Fundo de Apoio à Cultura / Reabertura do Cine Brasília
Data: De 11 a 15 de setembro
Horário: Sessões às 19 e 20 horas
Local: Cine Brasília (EQS 106/107 sul)
Informações: 3325 5366
http://www.fac.df.gov.br
www.fac.df.gov.br
Os convites são gratuitos e devem ser retirados na bilheteria do Cine Brasília com uma hora de antecedência.