Renato Acha
O casal Javier Bardem e Penélope Cruz causa frisson por onde passa. Mesmo antes de serem casados, já provocavam impacto por sua talentosa presença em películas memoráveis. A mostra Todos os mundos do cinema espanhol acontece de 12 a 15 de julho no Instituto Cervantes e homenageia o casal através da exibição de clássicos de Buñuel, Luis García Berlanga, Carlos Saura e Fernando Trueba.
A mostra visa aproximar os brasileiros da cultura cinematográfica da Espanha, multifacetada em diversos mundos criados por diretores, roteiristas e atores que deixam a marca da forte identidade hispânica.
Penélope Cruz é uma atriz espanhola nascida em 28 de abril de 1974. Ela ganhou reconhecimento internacional por suas atuações em diversos filmes, falados em inglês, espanhol, italiano e francês comoAbre los ojos, Carne Trêmula, Vanilla Sky, Volver, Nine e Piratas do Caribe 4, lançado este ano. Penélope foi a primeira espanhola a vencer um Oscar com o filme Vicky Cristina Barcelona, de Woody Allen.
Javier Bardem também é espanhol, nascido em 01 de março de 1969. É neto de atores, filho da atriz Pilar Bardem e sobrinho do grande cineasta Juan Antonio Bardem. Javier começou a atuar aos seis anos de idade. Coincidência ou não, Bardem também foi o primeiro espanhol a vencer um Oscar. Em seu último filme Biutiful, lançado em 2010, ele venceu o prêmio de melhor ator no Festival de Cannes e recebeu sua segunda nomeação ao Oscar de melhor ator. Ainda em 2010, Bardem se casou com Penélope Cruz e teve seu primeiro filho, Leo, no começo deste ano.
Programação :
12/07, terça-feira
La Celestina
Com Penélope Cruz, de Gerardo Vera, 1996, 125min.
Classificação indicativa: 13 anos
Calisto, um jovem e impulsivo fazendeiro, está apaixonado por Melibea, uma adolescente de boa família que os pais planejam casar conveniente e rapidamente. A paixão o mantém em tal estado de excitação que aceita a sugestão de seu criado Sempronio de obter os favores de sua amada com a mediação de uma feiticeira, cuja sinistra reputação é bem conhecida, A Celestina.
13/07, quarta-feira
Los lunes al sol
Com Javier Bardem, de Fernando León de Aranoa, 2002, 113min.
Classificação indicativa: 13 anos
Uma cidade ao norte, costeira. Uma cidade na qual ninguém olha para o mar, pois o mar é aqui rotina semanal, trabalho diário. Um grupo de homens, que vivem nela, que a cada dia caminham por suas ruas inclinadas, que fazem de seus bares trincheira, de suas barras suporte de esperanças e silêncios. Esta é sua história, uma história de presenças e ausências, de fragilidade e blindagens, de tenras e caladas esperanças.
14/07, quinta-feira
Abre los ojos
Com Penélope Cruz, de Alejandro Amenábar, 1997, 114min.
Classificação indicativa: 13 anos
César tem 25 anos e se encontra na cela de um hospital psiquiátrico por sua própria vontade. Desde então rememora os momentos vividos antes e depois do acidente que deixou seu rosto desfigurado. A realidade se confunde então com o desejo de conquistar Sofía, a namorada do seu melhor amigo.
15/07, sexta-feira
Mar adentro
Com Javier Bardem, de Alejandro Amenábar, 2004, 110min.
Classificação indicativa: 13 anos
Ramón está a quase trinta anos prostrado em uma cama aos cuidados de sua família. Sua única janela para o mundo é a do seu quarto, junto ao mar pelo qual tanto viajou e onde sofreu o acidente que interrompeu sua juventude.
Serviço: Todos os mundos do cinema espanhol
De 12 a 15 de julho de 2011 às 19 horas
Local: Espaço Cultural Instituto Cervantes (SEPS 707/907, Bloco D – Asa Sul)
Entrada Franca