Memorial dos Povos Indígenas exibe documentários sobre cultura e luta afroindígena com entrada franca.

28 e 29 de setembro.

Orin: Música para os Orixás. Foto: Henrique Duarte.

O Memorial dos Povos Indígenas exibe nesta sexta (28) e sábado (29), às 19:30, três documentários imperdíveis em duas sessões especiais. Na sexta, o 11º Festival São Batuque e o projeto Cine Memorial projetam o documentário “Orin: Música para os Orixás”, do diretor Henrique Duarte. No sábado, é a vez dos documentários “ATL 2017 – Acampamento Terra Livre”, de Edgar Corrêa Kanaykõ (Xakriabá), e “Bandeiras”, de Renato Batata, dentro da programação do Cine Memorial.

“Orin: Música para os Orixás” foi exibido durante o 51º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, na semana passada, e recebeu muitos elogios do público e da crítica. O filme dialoga com a programação do Festival São Batuque por mostrar a riqueza da musicalidade dos terreiros de candomblé e sua influência na música brasileira, a partir de entrevistas com pais de santo, etnomusicólogos, artistas, praticantes e estudiosos da religião.

O documentário “ATL 2017 – Acampamento Terra Livre”, que será projetado na sessão de sábado, traz um registro da mobilização ocorrida em abril de 2017, em Brasília. O acampamento reuniu milhares de lideranças que exigiram o respeito aos direitos dos povos indígenas. Já o documentário “Bandeiras”, que será exibido em seguida, recupera a construção e perpetuação do mito bandeirante a partir de relatos dos povos Guarani do Mato Grosso do Sul e do Paraguai.

O Cine Memorial faz parte do projeto Culturas Vivas, desenvolvido desde o início deste ano pelo Centro de Trabalho Indigenista (CTI) e pela Secretaria de Cultura do Distrito Federal.

O 11º Festival São Batuque começou no dia 15 de setembro e celebra as figuras míticas do boiadeiro e do caboclo, por meio de vivências, oficinas e apresentações artísticas. O Festejo de encerramento será neste sábado, a partir das 18h, na Praça dos Orixás, com a estreia do grupo percussivo Okalonam (PE), formado por músicos do Cordel do Fogo Encantado. Na programação audiovisual, além da projeção do documentário Orin, o festival realiza a gravação do filme “Terras Diversas”, sobre a construção de Brasília sob a ótica dos terreiros.

Cine Memorial e Festival São Batuque
Local: Memorial dos Povos Indígenas (Eixo Monumental)
Data: 28 de setembro (sexta) às 19:30
Filme: Orin: Música para os Orixás
Direção: Henrique Duarte
Documentário, 74 min, Livre.

Cine Memorial
Data: 29 de setembro (sábado) às 19:30
Filme: ATL 2017 – Acampamento Terra Livre
Direção: Edgar Corrêa Kanaykõ
Documentário, 06 minutos, Livre
Filme: Bandeiras
Direção e Roteiro: Renato Batata
Documentário, 95 minutos, Livre
Entrada franca.